Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/21255

TitleProjeto educativo TEIP : um estudo de caso
Author(s)Guimarães, Edilene Rocha
Pacheco, José Augusto
Keywordscurrículo
diversidade
diferença
curriculum
diversity
difference
Issue date2012
PublisherUniversidade Católica Editora
JournalRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Abstract(s)O artigo analisa o processo de autoavaliação de um projeto educativo TEIP situado na região norte de Portugal, considerado como estudo de caso. Partiu-se dos referenciais para análise das políticas curriculares, identificados por Pacheco (2003) como "igualdade/desigualdade" e "homogeneização/diversidade': e da proposta conceptual do "triângulo da diferença» proposto por Wieviorka (2002), em seus três polos: a identidade coletiva; o indivíduo moderno, o sujeito. Seguindo-se uma abordagem qualitativa, escolhemos a técnica de grupo focal, observação direta e análise de documentos normativos e institucionais. Nos resultados da pesquisa identificamos que o processo de auto-avaliação coloca mais as causas do insucesso escolar nos fatores internos relacionados com a motivação e cognição dos alunos} e nos fatores externos ligados à participação dos pais e encarregados de educação} indicando que as estratégias de diferenciação curricular e práticas educativas devem ser revistas, corno forma de promover o sucesso escolar. Concluímos que os alunos são incluídos na escola a partir das diferenças que os especificam, como alunos integrados numa comunidade educativa atingida por problemas sociais e económicos} ou seja, incluídos a partir de sua "identidade coletiva" territorial. O programa TEIP configura-se corno uma proposta de diferenciação curricular que se centra mais nos apoios pedagógicos do que nos planos curriculares.
The paper analyzes the auto-evaluation Process of Educational Project TEIP, considered as a case study. The starting point was the referential for analysis of curriculum policy, identified by Pacheco (2003) as "equality/inequality" and "homogenizing/diversity': and of the conceptual proposal of the "Triangle of difference", proposed by Wieviorka (2002): the collective identity, the modern individual, and the subject. Following a qualitative approach, we chose the technique of focus group, direct observation and analysis of normative and institutional documents. The search results identified that the auto-evaluation process stresses more the causes of school failure in internal factors related to motivation and cognition of students, and in external factors related to the participation of parents, indicating that curriculum differentiation strategies and educational practices should be reviewed, in order to promote school success. We conclude that the students are included in the school starting from the differences that specify them, as students integrated into the educational community affected by social and economic problems, that is, they are included starting from their "collective identity" territorial. The Program TEIP is configured as a proposal for Curriculum Differentiation that focuses more on pedagogical support than curricular plans.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/21255
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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