Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/21219

TitleA formação do professor de matemática, apoiada pelas TIC, no seu estágio pedagógico
Other titlesMathematics teacher education, supported by ICT in the teaching internship
Author(s)Viseu, Floriano
Ponte, João Pedro da
KeywordsFormação inicial de professores de matemática
Tarefa
Comunicação
Reflexão
TIC
Issue date2012
JournalBolema
Abstract(s)Este artigo debruça-se sobre o papel das TIC no desenvolvimento de aspetos do conhecimento didático (tipo de tarefas e formas de comunicação) e da capacidade reflexiva de futuros professores de Matemática durante o seu estágio. O estudo envolve três estagiários colocados em escolas diferentes. Os dados foram recolhidos através de duas entrevistas a cada estagiário (uma no início e outra no final do estágio) e da análise documental (reflexão de aulas e mensagens de e mail e do fórum). As TIC permitiram a partilha e a discussão de situações da sala de aula, o trabalho conjunto entre orientadores e estagiários, o que contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento didático e da capacidade reflexiva dos estagiários. Estes usaram diferentes tipos de tarefas e promoveram formas de comunicação para além da unidirecional. A interpretação, problematização e reconstrução de alguns momentos contribuíram para verem a própria prática como fonte para aprender a ensinar.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/21219
ISSN0103-636X
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A formação do professor de Matemática, apoiada pelas TIC, no seu estágio pedagógico.pdf
  Restricted access
223,69 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID