Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21143

TítuloReapetrechar o espaço pedagógico para promover a aprendizagem das crianças : uma experiência em creche e jardim-de-infância
Autor(es)Vaz, Vanessa Sofia Taveira
Orientador(es)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Data2012
Resumo(s)O presente relatório de Estágio pretende narrar e refletir o projeto de intervenção pedagógica em torno do tema “Reapetrechar o Espaço Pedagógico para promover a aprendizagem das crianças: uma experiência em Creche e Jardim-de-Infância”, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Creche e de Jardim-de-Infância. Esta intervenção pedagógica centrou-se fundamentalmente na alteração e organização do Ambiente Físico de ambas as salas. Na sala de Creche, pensou-se no apetrechamento da área da biblioteca, como forma de promover o contato diário com os livros, o gosto pela leitura e a comunicação oral. Procedeu-se ainda, à criação de uma área da música para responder ao interesse das crianças por instrumentos de música. Na sala de jardim-de-infância a intervenção centrou-se na etiquetagem dos materiais para criar um espaço mais organizado e promotor da autonomia das crianças e, no reapetrechamento da área da escrita para responder a um interesse evidente pela linguagem escrita. O trabalho desenvolvido teve como referencial pedagógico o modelo curricular High Scope. Nos dois contextos a intervenção realizada proporcionou uma compreensão mais alargada da importância de um espaço de aprendizagem pensado e organizado, para responder aos interesses emergentes das crianças e promover a sua aprendizagem.
This report aims to describe the stage and reflect the educational intervention project around the theme “Equip Pedagogical Space to promote children`s learning: an experience in nursery and preschool” under the supervised teaching practice in the context of nursery and preschool. This educational intervention focused mainly on organizational change and the physical environment of both rooms. In nursery room, it was thought the equipping of the library area as a way to promote daily contact with books, desire for reading and oral communication. The procedure was also the creation of an area of music to meet the interests of children as instruments of music. In the room of preschool intervention focused on the labeling of materials to create a more organized and promoter of children´s autonomy and the refurbishment of the writing area to answer an obvious interest in the written language. This essay had as its pedagogical reference the curriculum High Scope model. In both contexts, the intervention performed provided a broader understanding of the importance of a learning space planned and organized to respond to emerging interests of children and promote their learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21143
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Sofia Taveira Vaz.pdf
Acesso restrito!
3,69 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID