Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/21143
Título: | Reapetrechar o espaço pedagógico para promover a aprendizagem das crianças : uma experiência em creche e jardim-de-infância |
Autor(es): | Vaz, Vanessa Sofia Taveira |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente relatório de Estágio pretende narrar e refletir o projeto de intervenção
pedagógica em torno do tema “Reapetrechar o Espaço Pedagógico para promover a
aprendizagem das crianças: uma experiência em Creche e Jardim-de-Infância”, no âmbito da
Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Creche e de Jardim-de-Infância.
Esta intervenção pedagógica centrou-se fundamentalmente na alteração e organização
do Ambiente Físico de ambas as salas. Na sala de Creche, pensou-se no apetrechamento da
área da biblioteca, como forma de promover o contato diário com os livros, o gosto pela leitura e
a comunicação oral. Procedeu-se ainda, à criação de uma área da música para responder ao
interesse das crianças por instrumentos de música. Na sala de jardim-de-infância a intervenção
centrou-se na etiquetagem dos materiais para criar um espaço mais organizado e promotor da
autonomia das crianças e, no reapetrechamento da área da escrita para responder a um
interesse evidente pela linguagem escrita.
O trabalho desenvolvido teve como referencial pedagógico o modelo curricular High
Scope.
Nos dois contextos a intervenção realizada proporcionou uma compreensão mais
alargada da importância de um espaço de aprendizagem pensado e organizado, para responder
aos interesses emergentes das crianças e promover a sua aprendizagem. This report aims to describe the stage and reflect the educational intervention project around the theme “Equip Pedagogical Space to promote children`s learning: an experience in nursery and preschool” under the supervised teaching practice in the context of nursery and preschool. This educational intervention focused mainly on organizational change and the physical environment of both rooms. In nursery room, it was thought the equipping of the library area as a way to promote daily contact with books, desire for reading and oral communication. The procedure was also the creation of an area of music to meet the interests of children as instruments of music. In the room of preschool intervention focused on the labeling of materials to create a more organized and promoter of children´s autonomy and the refurbishment of the writing area to answer an obvious interest in the written language. This essay had as its pedagogical reference the curriculum High Scope model. In both contexts, the intervention performed provided a broader understanding of the importance of a learning space planned and organized to respond to emerging interests of children and promote their learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/21143 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vanessa Sofia Taveira Vaz.pdf Acesso restrito! | 3,69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |