Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/21099

TitleA aplicação do Future Problem Solving Program International em adolescentes: Um estudo exploratório
Author(s)Azevedo, Ivete
Morais, Maria de Fátima
Jesus, Saul
Ribeiro, Iolanda da Silva
Brandão, Sara
Keywordscreativity
Future Problem Solving Program
adolescence
learning motivation
creativity perceptions
Issue date2012
JournalRevista Amazônica
CitationAzevedo, I, Morais, M. F., Jesus, S., Ribeiro, I. & Brandão, S. (2012). A aplicação do Future Problem Solving Program International em adolescentes: Um estudo exploratório. Revista AMAzônica, 10(3), 24 - 47.
Abstract(s)A promoção da criatividade tem sido preocupação manifestada há décadas pelo contexto educativo e integra-se nas conceções recentes de sobredotação. Nem sempre, contudo, o investimento na pesquisa e na aplicação sistemática de programas de intervenção tem acompanhado tal preocupação. Um dos programas internacionalmente mais aplicados é o Future Problem Solving Program, treinando a resolução criativa de problemas, mas obtendo resultados também em dimensões como a motivação para a aprendizagem, perspetivação da carreira ou competências emocionais. Este programa foi adaptado ao contexto nacional, nos seus materiais e tarefas, e aplicado a 77 alunos dos Ensinos Básico e Secundário. Um grupo controlo similar foi tomado. Foram avaliadas, antes e após a intervenção, a motivação para a aprendizagem e representações de criatividade. Uma caracterização da intervenção será apresentada, assim como os resultados da mesma, tendo ocorrido mudanças significativas em ambas as dimensões. Implicações dos resultados para futuras aplicações do programa e para o sucesso educativo ficarão ainda apontadas
The promotion of creativity has been a concern for decades in the educational context and it is coherent with recent paradigms of giftedness. However, research about this topic is still needed, namely concerning the validation of the programs applied over the world. The Future Problem Solving Program is a creativity training program to adolescents, internationally recognized. Positive results of this program have been found not only about creative skills but also in areas as learning motivation or emotional dimensions. The topic of creativity in education is still recently invested in Portugal, existing any systematic and evaluated experience to train creative skills in Portuguese adolescents. The program was then adapted (contents, materials) and applied to 77 students, aged between 12 and 17 years old, in an exploratory study andconsidering student ́s learning motivation and creativity representations. A similar control group was used. Significant differences between pre and post-test emerged concerning learning motivation and creativity representations. Implications of the results for future applications of the program and for educational achievement will be discussed
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/21099
ISSN1983-3415
Publisher versionThe original publication will be available at www.revistamazonica.com
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Revistaamazônica .pdfartigo Revista AMAzônica237,35 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID