Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21079

TítuloIniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a escrever textos não literários
Autor(es)Magalhães, Ângela Sousa
Orientador(es)Pereira, Iris Susana Pires
Data2012
Resumo(s)Este trabalho apresenta o caminho investigativo percorrido durante uma intervenção pedagógica levada a cabo numa turma do 2º ano de escolaridade. A questão que levou à formulação deste projeto de intervenção foi a do interesse em conhecer o impacto de estratégias de intervenção na iniciação dos alunos na aprendizagem dos processos de escrita de texto, tendo como base a competência de aprender a aprender. A intervenção pedagógica desenhada configurou-se como um projeto de investigação-ação e, como tal, teve fins pedagógicos, acima referidos, e fins investigativos. Com efeito, através da realização deste projeto foi meu objetivo compreender, aperfeiçoar e avaliar as minhas práticas pedagógicas na área em estudo, permitindo, deste modo, o desenvolvimento de competências profissionais. A intervenção pedagógica consistiu na implementação de dois ciclos de escrita situados num contexto de comunicação real, durante os quais promovi o ensino e a aprendizagem explícitos da planificação, textualização e revisão de textos. Durante essa intervenção, recorri a diversificados instrumentos de recolha de dados: avaliações iniciais e finais dos conhecimentos dos alunos sobre processos de escrita, a mobilização desses conhecimentos em situações de escrita de texto e momentos de autoavaliação sobre aprendizagens construídas. Uma outra fonte de dados utilizada foi o meu diário reflexivo. A análise dos dados recolhidos, durante este projeto de intervenção, foi predominantemente qualitativa e pontualmente quantitativa. Os resultados obtidos revelaram que as crianças construíram saberes sobre os processos de escrita de texto e conseguiram identificar e nomear essas aprendizagens. Os alunos deram mostras de ter aprendido explicitamente estratégias que poderão mobilizar em futuras situações de escrita. O destinatário e a finalidade dos textos construídos pelas crianças foram os aspetos que trouxeram motivação e significado às aprendizagens. O relato deste projeto termina com uma reflexão sobre o impacto do trabalho por mim realizado no desenvolvimento das minhas competências profissionais, de que destaco o desenvolvimento da própria capacidade reflexiva.
This study presents an action research project that was carried out with a second grade class. The intervention project began with the interest of understanding the impact of some pedagogical strategies upon the learning process of writing non-literary texts, taking the competence of learning how to learn as the main cornerstone. Besides these pedagogical aims, the pedagogical intervention had investigative purposes as well, namely to understand, improve and assess the teaching practices in the area under study in order to promote the development of professional competence. The pedagogical intervention consisted on the implementation of two writing cycles situated in a context of real communication, in which the teaching and learning of planning, translating and revision of texts were promoted (Flower & Hayes, 1981). During this intervention, different instruments of data collection were used: initial and final evaluations of students' knowledge about the processes of writing, text composing and self-evaluation about the learning consciously constructed. Another source of data used in the project was the reflective diary. The analysis of data was predominantly qualitative and in some cases quantitative. The results showed that children constructed knowledge about the processes of writing texts and could identify and name such learning. The students revealed having learned explicitly strategies that can be used in future writing situations. The addressee and the purpose of the texts constructed by children brought meaning and motivation to the learning process. The report ends with a reflection about the impact of this practicum project upon the development of teaching professional capacities, with an emphasis upon the development of reflection.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21079
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ângela Sousa Magalhães.pdf7,6 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID