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https://hdl.handle.net/1822/21079
Título: | Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a escrever textos não literários |
Autor(es): | Magalhães, Ângela Sousa |
Orientador(es): | Pereira, Iris Susana Pires |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Este trabalho apresenta o caminho investigativo percorrido durante uma intervenção
pedagógica levada a cabo numa turma do 2º ano de escolaridade. A questão que levou à
formulação deste projeto de intervenção foi a do interesse em conhecer o impacto de estratégias
de intervenção na iniciação dos alunos na aprendizagem dos processos de escrita de texto,
tendo como base a competência de aprender a aprender.
A intervenção pedagógica desenhada configurou-se como um projeto de investigação-ação
e, como tal, teve fins pedagógicos, acima referidos, e fins investigativos. Com efeito, através da
realização deste projeto foi meu objetivo compreender, aperfeiçoar e avaliar as minhas práticas
pedagógicas na área em estudo, permitindo, deste modo, o desenvolvimento de competências
profissionais.
A intervenção pedagógica consistiu na implementação de dois ciclos de escrita situados
num contexto de comunicação real, durante os quais promovi o ensino e a aprendizagem
explícitos da planificação, textualização e revisão de textos. Durante essa intervenção, recorri a
diversificados instrumentos de recolha de dados: avaliações iniciais e finais dos conhecimentos
dos alunos sobre processos de escrita, a mobilização desses conhecimentos em situações de
escrita de texto e momentos de autoavaliação sobre aprendizagens construídas. Uma outra fonte
de dados utilizada foi o meu diário reflexivo. A análise dos dados recolhidos, durante este projeto
de intervenção, foi predominantemente qualitativa e pontualmente quantitativa.
Os resultados obtidos revelaram que as crianças construíram saberes sobre os
processos de escrita de texto e conseguiram identificar e nomear essas aprendizagens. Os
alunos deram mostras de ter aprendido explicitamente estratégias que poderão mobilizar em
futuras situações de escrita. O destinatário e a finalidade dos textos construídos pelas crianças
foram os aspetos que trouxeram motivação e significado às aprendizagens.
O relato deste projeto termina com uma reflexão sobre o impacto do trabalho por mim
realizado no desenvolvimento das minhas competências profissionais, de que destaco o
desenvolvimento da própria capacidade reflexiva. This study presents an action research project that was carried out with a second grade class. The intervention project began with the interest of understanding the impact of some pedagogical strategies upon the learning process of writing non-literary texts, taking the competence of learning how to learn as the main cornerstone. Besides these pedagogical aims, the pedagogical intervention had investigative purposes as well, namely to understand, improve and assess the teaching practices in the area under study in order to promote the development of professional competence. The pedagogical intervention consisted on the implementation of two writing cycles situated in a context of real communication, in which the teaching and learning of planning, translating and revision of texts were promoted (Flower & Hayes, 1981). During this intervention, different instruments of data collection were used: initial and final evaluations of students' knowledge about the processes of writing, text composing and self-evaluation about the learning consciously constructed. Another source of data used in the project was the reflective diary. The analysis of data was predominantly qualitative and in some cases quantitative. The results showed that children constructed knowledge about the processes of writing texts and could identify and name such learning. The students revealed having learned explicitly strategies that can be used in future writing situations. The addressee and the purpose of the texts constructed by children brought meaning and motivation to the learning process. The report ends with a reflection about the impact of this practicum project upon the development of teaching professional capacities, with an emphasis upon the development of reflection. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/21079 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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