Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/20922

TitleAmbientes online no contexto das escolas do ensino básico e do ensino secundário: um estudo sobre as escolas do CCUM
Author(s)Duarte, Joaquim Alberto Marques
Advisor(s)Gomes, Maria João
KeywordsAmbientes online
Plataforma de aprendizagem
LMS
MOODLE
Práticas pedagógicas
Online environments
Platform learning
Pedagogical practices
Issue date27-Sep-2012
Abstract(s)A importância e o potencial educacional associado à utilização de sistemas de gestão de aprendizagens LMS (Learning Managment Systems), de que a MOODLE é um exemplo amplamente divulgado no nosso país, é atualmente reconhecido e valorizado pelos responsáveis pela educação quer ao nível das instâncias europeias, quer ao nível nacional, como revelam diversas iniciativas que nos últimos anos têm sido promovidas pelo Ministério da Educação, nomeadamente através da então designada ECRIE (Equipa Computadores, Redes, Informáticas e Educação), integrada nas estruturas da DGIDC (Ministério da Educação e Ciência - Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular) e atualmente substituída pela ERTE (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas) Dada a relevância que reconhecemos à crescente importância dos ambientes online, nomeadamente na sua dimensão relacionada com os contextos escolares do ensino não superior, desenvolvemos no Instituto de Educação na Universidade do Minho e no âmbito do CCUM (Centro de Competência da Universidade do Minho) um projeto de investigação intitulado ―Ambientes Online no Contexto das Escolas do Ensino Básico e do Ensino Secundário: Um estudo sobre as escolas do CCUM. Este trabalho teve subjacentes três objectivos principais 1. Caracterizar o atual "estado da arte", referente à utilização da MOODLE no contexto das escolas do ensino básico e secundário em Portugal; 2. Caracterizar as escolas do CCUM no que concerne à utilização da plataforma MOODLE; 3. Obter o conhecimento pormenorizado de práticas de utilização da MOODLE com base na realização de um estudo de caso. Nesse sentido começamos por contextualizar este trabalho a partindo do trajeto das TIC desde o projeto MINERVA até ao projeto MOODLE.edu.pt. A seguir efetuamos a revisão da literatura com base na análise dos textos das atas dos congressos "Challenges" e nos eventos CaldasMOODLE. A análise de textos das conferências "Challenges" e dos eventos "Caldas MOODLE" permitiu-nos conhecer o "estado da arte" no período de 2003 a 2009 e fez sobressair a relevância dos ambientes virtuais de aprendizagem no contexto educativo. Por fim desenvolvemos dois estudos: O estudo A consistiu na identificação das escescolas do ensino básico e do ensino secundário com instalações da plataforma de gestão de aprendizagens MOODLE alojadas nos servidores do CCUM e caracterização do tipo de utilização (ou utilizações) que essas escolas fazem dessa mesma plataforma com vista à identificação das melhores práticas. Este estudo teve por base a Apresentação e posterior análise de um questionário enviado aos administradores das plataformas permitindo-nos identificar a melhor prática na sua utilização o que nos conduziu à seleção da escola/agrupamento que foi alvo de um estudo de caso (Estudo B); O estudo B consistiu na caracterização e avaliação dessa "melhor prática" de utilização com base na realização de um estudo de "caso único" envolvendo uma escola do ensino secundário selecionada na sequência dos resultados do estudo A. Neste estudo de caso elaboramos um conjunto de instrumentos de trabalho que nos permitiram entrevistar o administrador da MOODLE dessa escola/agrupamento, entrevistar alguns professores utilizadores da MOODLE e efetuar um questionário aos seus alunos. De todos estes estudos apresentamos as correspondentes conclusões. Trata-se de uma plataforma usada essencialmente no processo de ensino-aprendizagem em que os aspetos colaborativos assumem importância através da utilização dos fóruns. Também a recolha e disponibilização da informação a professores e alunos se inserem nesse âmbito constituindo-se também a MOODLE como um importante recurso de extensão à sala de aula onde a informação, por ser revista e reutilizável, constitui um importante repositório. Apesar da evolução que se tem verificado sente-se a necessidade de formação essencialmente junto dos professores utilizadores cobrindo os aspetos técnicos e pedagógicos uma vez que não se conhecendo os aspetos técnicos não se pode tirar partido dos aspetos pedagógicos. Por outro lado a MOODLE deverá também ser alvo de melhorias quer no modo de acesso mais facilitado e numa aparência mais amigável e intuitiva quer no permitir uma aprendizagem mais modular em que o aluno pudesse gerir a sua aprendizagem e ter o feedback da sua evolução sendo-lhe atribuída uma maior responsabilização e autonomia. Por fim deveria haver uma política de dinamização que os órgãos de gestão valorizassem podendo ser a MOODLE utilizada não só na aprendizagem mas também nos processos de gestão e pedagógico assim como nos processos administrativos.
The importance and educational potential associated with the use of learning management systems LMS (Learning Management Systems), that MOODLE is a widely publicized example in our country, is currently recognized and valued by those responsible for education both at the European organisms, or at the national level, as shown by several initiatives promoted by the Ministry of Education in the recent years, including the so called ECRI (Equipa Computadores, Redes, Informáticas e Educação), integrated into the structures of DGIDC (Ministério da Educação e Ciência - Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular), now replaced by ERTE (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas). Given the importance that we recognize the growing of online environments, particularly in its dimension related to the contexts of non-college education school, we developed a research project at Institute of Education and Psychology, at Minho University, under CCUM (Competence Center at Minho University), entitled "Environment in the Context of Online Schools Elementary and Secondary Education: A study of schools in CCUM." This Study has three main goals: 1. To characterize the current "state of the art" concerning the use of MOODLE in the context of primary and secondary schools in Portugal, 2. To characterize the CCUM schools regarding the use of MOODLE platform 3. Get a detailed knowledge of practices of use of MOODLE based on a case study. In that sense we have made contextualization of this work, starting from the ICT‘s, from MINERVA project to MOODLE.edu.pt project. We performed a literature review based on the analysis of the texts of the acts of congress "Challenges" and CaldasMOODLE. The analysis of texts from the conference "Challenges" and events "Caldas MOODLE" allowed us to know the "state of the art" in the period of 2003 to 2009 and highlighted the relevance of virtual learning environments in educational settings. Finally we have developed two studies: study A which consisted in identifying the primary and secondary schools which had the learning management platform MOODLE housed on CCUM servers and characterization the use (or uses) that those schools did of that platform and identify the best practices. This study was based on the presentation and subsequent analysis of a questionnaire sent to managers of the platforms, allowing us to identify the best practice in use which resulted in the selection of the school / group wich was object of a case study (Study B). Study B consisted of the characterization and evaluation of "best practices" through the realization of a case study involving a school of secondary education selected following the results of the A study. In this case study we developed a set of working tools that allowed us to interview the MOODLE administrator of that school / group, to interview a few teachers users of MOODLE and make a questionnaire to their students. From all of these studies we present the corresponding conclusions. It is essentially a platform used in the teaching-learning process, in which collaborative aspects assume its relevance through the use of forums. Also collecting and providing information to teachers and students fall within that framework and is also the MOODLE an important resource to the classroom where the information can be reviewed and reusable. Despite the progress that has been seen we felt the need for training the teachers regarding technical and pedagogical aspects. If we don‘t know the technical aspects we can‘t take advantage of the educational aspects. On the other hand MOODLE should also be targeted for improvements both in the way of easy access and in a more friendly and intuitive use, allowing a more modular learning in which students could manage their learning and get a feedback of their progress, being given a greater responsibility and autonomy. Finally there should be a policy of dynamization, valued by management organisms, wich would allow MOODLE to be used not only in learning but also in management and teaching processes as well as in administrative proceedings
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/20922
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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