Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/20792

TitleA literatura na escola: concepções, práticas e recepção pelos alunos : um estudo de caso da realidade portuguesa
Author(s)Martins, Jorge Manuel Passos
Advisor(s)Azevedo, Fernando José Fraga de
Issue date4-Jun-2012
Abstract(s)Este trabalho analisa as concepções dos professores e as suas práticas relativamente à leitura e à literatura infantil e juvenil, prestando igualmente atenção à recepção que os alunos manifestam destes conceitos. A pesquisa foi realizada nos anos de 2007/ 2008, através de um estudo de caso etnográfico, num conjunto de seis turmas do Ensino Básico¸ representativas do universo de um agrupamento de escolas. Os resultados obtidos evidenciaram a existência de um conjunto de lacunas por parte dos professores ao nível de conhecimentos teóricos e práticos nestas áreas, pelo que se implementou um programa de formação junto destes mediadores. O objectivo era o de averiguar em que medida os clubes de leitura (Raphael, Pardo & Highfield, 2002; Raphael, Florio-Ruane, George et al, 2004; Reilly, 2008; Hall, 2009; Lapp & Fisher, 2009; Certo, Moxley, Reffitt & Miller, 2010) potenciavam o desenvolvimento da competência literária e da literacia nos alunos envolvidos. Através de uma metodologia de investigação-acção, implementou-se um programa de leitura fundamentado na literatura em quatro turmas do 1.º ciclo do Ensino Básico e duas do 2.º ciclo do Ensino Básico, tendo-se verificado que pela dinâmica do clube de leitura, os professores, através de formação, assimilaram conhecimentos teóricos, assim como estratégias inovadoras de promoção da leitura. Para além disso, os alunos, aos quais foi dada a oportunidade de interagir com obras literárias para crianças e jovens potenciadoras da fruição leitora e aumento da competência literária, registaram um incremento nas actividades de natureza literácica.
This study examines teachers’ conceptions and practices concerning reading and children’s and youth literature, focusing, likewise, on the way students understand these concepts. The research was conducted between 2007 and 2008, through an ethnographic case study of a group of six classes of basic education which belonged to and were representative of the same consortium of schools. Since the results demonstrated that teachers lacked theoretical and practical knowledge in these areas, they were provided with a training programme. This programme aimed at ascertaining to what extent book clubs (Raphael, Pardo & Highfield, 2002; Raphael, Florio-Ruane, George et al, 2004; Reilly, 2008; Hall, 2009; Lapp & Fisher, 2009; Certo, Moxley, Reffitt & Miller, 2010) would promote the development of the participating students’ literary competence and literacy. Through a research-action methodology, a literature-based reading programme was implemented in four classes belonging to the first cycle of basic education and two classes belonging to the second cycle of basic education. The results gathered showed that due to the dynamics of the book club, teachers, through the training programme, achieved theoretical knowledge, as well as innovative strategies regarding the promotion of reading. Furthermore, the students, who were given the opportunity to interact with literary works for children and youth which have the power to enhance the enjoyment of reading and increase literary competence, showed a better performance in activities focusing on literacy.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade de Literatura para a Infância)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/20792
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jorge Manuel Passos Martins.pdf5,61 MBAdobe PDFView/Open
ANEXOS.zip23,25 MBUnknownView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID