Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20717

TítuloModelos de negócios, modelos de programação: Fafe na emissão em cadeia da M80
Autor(es)Carvalho, Helena Filipa Gonçalves
Orientador(es)Oliveira, Madalena
Palavras-chaveEmissão em cadeia
Jornalismo radiofónico
Rádios locais
M80
Emission chain
Radio journalism
Radio stations
M80 radio
Data2012
Resumo(s)O setor da rádio em Portugal é cada vez mais uma estrutura desenfreada, munida de formas de ampliação dos seus negócios, não olhando a meios, e muitas vezes, nem a custos, para entrar numa luta desmedida pelo alcance das tão ‘desejadas’ audiências. Experimentando novos modelos de negócios, as rádios seguem em busca de novos públicos e espaços de integração. É neste âmbito de reflexão sobre as estratégias comerciais deste setor dos media e sobre os seus efeitos na programação, que este relatório se insere, incidindo sobre os novos modelos de negócio das rádios nacionais portuguesas e focando-se no modelo de emissão em cadeia, extensível, essencialmente, às rádios locais. A partir de uma experiência de estágio em Informação e Jornalismo no meio rádio, o objetivo deste trabalho é perceber a lógica deste modelo no que concerne a estas rádios e a forma como elas se submetem à lógica nacional. O exemplo aqui tratado é o da M80 Minho, uma das rádios locais da M80 rádio, do grupo Media Capital, a empresa de acolhimento deste período de formação curricular. Assim, a primeira parte do relatório consiste na apresentação da empresa onde decorreu o estágio e no relato das atividades desempenhadas ao longo deste período de três meses, retratando, também, o grupo Media Capital e a M80 rádio e estabelecendo-se, deste modo, a visão da empresa a nível local e nacional. Esta parte inicial vai focar, ainda, na vertente primordial do estágio, informação na e para rádio, traçando-se, assim, as principais características do jornalismo radiofónico e o seu percurso no contexto português. Em seguida, a segunda parte vai refletir sobre a questão de reflexão enunciada na sequência do estágio profissionalizante – que foi também um período de observação de rotinas, procedimentos e modos de funcionamento: de que forma a lógica nacional de emissão ofusca a visibilidade local que uma rádio regional é suposto promover. A partir das questões de reflexão vai-se identificar a lógica de funcionamento das rádios locais, ao nível da informação e da programação que emitem, e estabelecer as principais diferenças face às rádios nacionais. A terceira parte do relatório vai recair no modelo de emissão em cadeia, tendo como exemplos as rádios a emitir em cadeia da Media Capital, e focando-se, posteriormente, no caso concreto da M80 rádio, passando-se depois para o estudo de caso, a Rádio Clube de Fafe, comparando-se, assim, o modelo de emissão local com a atual emissão em cadeia da M80 Minho.
The radio industry in Portugal is increasingly a loose structure, provided with ways to expand their business, looking neither at the means, and often, nor to the costs to get into an unbridled struggle for the achievement of such 'desired' audiences. Experimenting new business models, the radios go on searching new audiences and new spaces of integration. It is in this context of reflection on the business strategies of this sector of the media and its effects on the programming schedule, which is part of this report, we focus on new business models of the Portuguese national radio as well as on the emission model chain, essentially extensible to local radio stations. From an internship experience in Information and Journalism in radio, the objective of this study is to understand the logic of this model with respect to these radios and how they undergo national logic. The example treated here is the M80 Minho, one of the local radio of the M80 radio which belongs to the group Media Capital, the company hosting this period of training curriculum. So, the first part of this report aims at presenting the company which held the internship and reporting the activities performed during this period of three months, depicting also the group Media Capital and the M80 radio. Therefore, it is included the vision of the company locally and nationally. This first part will also focus on the main dimension of the internship - information for and on the radio - , charting, therefore, the main features of radio journalism and its course in the Portuguese context. Then the second part will focus on the question of reflection stated following the internship period, which was also an observation period of routines, procedures and modes of operation: the logic of how national emission obscures the visibility that a local regional radio is supposed to promote. Bearing in mind the questions for reflection, the logic functioning of local radio stations will be identified through information broadcasting and programming issues and the main differences with the national radio will be acknowledged. The third part of the report will fall back on the chain emission model, taking as examples the radio broadcasts in the chain of Media Capital, and later focusing on in the case of M80 radio, moving then to the case study the Radio Club Fafe, thus comparing the model of local emission with the current emission chain of M80 Minho.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências de Informação (área de especialização em Informação e Jornalismo)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20717
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Helena Filipa Gonçalves Carvalho.pdf
Acesso restrito!
1,92 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID