Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20710

TítuloPara uma concetualização alternativa de accountability em educação
Outro(s) título(s)To an alternative approach of accountability on education
Pour une autre conceptualisation de l'accountability
Autor(es)Afonso, Almerindo Janela
Palavras-chavePolíticas educacionais
Exames e testes estandardizados
Accountability neoliberal e neoconservadora
Accountability alternativa
Educational policies
Examinations and standardised tests
Neoliberal and neoconservative accountability
Alternative accountability
Politiques d’éducation
Examens et tests standardisés
Accountability néolibérale et néoconservatrice
Accountability alternative
Data2012
RevistaEducação & Sociedade
Resumo(s)Nas últimas duas ou três décadas, a problemática da accountabilty tem sido enclausurada nas lógicas do pensamento único, neoconservador e neoliberal. Torna-se, por isso, necessário lembrar que há outras alternativas. Neste sentido, este texto adota uma abordagem crítica e revisita brevemente o conceito de accountability (ou seja, a interação entre avaliação, prestação de contas e responsabilização), no sentido de chamar a atenção para configurações que sejam mais democráticas e progressistas. Por referência a esta mesma problemática, pontuam-se também algumas tendências em curso em Portugal e outros países europeus.
In the last two or three decades, the issue of accountability has been enclosed in the logic of the neoconservative and neoliberal single thought. It is therefore necessary to show that there are others alternatives. In this regard, this paper adopts a critical approach and briefly revisits the concept of accountability (that is, the interaction between evaluation, answerability and enforcement) in order to draw attention to the need for models that could be more democratic. By reference to this same question, the author indicates some trends underway in Portugal and other European countries.
Dans les deux ou trois dernières décennies, la question de l’accountabilty a été cloîtrée dans les logiques de la pensée unique, néoconservatrice et néolibérale. Il faut donc que l’on se souvienne qu’il y a d’autres alternatives. En ce sens, ce texte adopte une approche critique et revisite sommairement la notion de l’accountabilty (c’est-à-dire l’interaction entre l’évaluation, le rendu de comptes et la responsabilisation) afi n d’a irer l’a ention sur des confi gurations qui soient plus démocratiques et progressistes. Par référence à ce e même question, on souligne aussi certaines tendances en cours au Portugal et en autres pays européens.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20710
DOI10.1590/S0101-73302012000200008
ISSN0101-7330
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Almerindo artigo E&S, 2012.pdf123,02 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID