Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/20702

TitleAnjos, magia, cabala e fé : o seu contributo para a protecção e cura das doenças e a promoção da saúde
Author(s)Magalhães, Mafalda Joana Saraiva
Advisor(s)Rabot, Jean-Martin
KeywordsAngelologia
Magia
Saúde
Mediunidade
Cura
Medicinas alternativas
Angelology
Magic
Health
Mediumship
Healing
Alternative medicines
Issue date2012
Abstract(s)Com o advento do ano 2000, emergiu em Portugal uma nova religiosidade, a Angelologia: os anjos reapareceram como um elo que unia as pessoas em torno de sentimentos como o perdão, a igualdade e o amor, e paradigmas simbólicos da tolerância religiosa. Eles fazem a ponte entre diversas religiões: o Zoroastrismo, o Judaísmo, o Gnosticismo, o Islamismo e o Catolicismo. Relacionando os anjos com a minha área de mestrado surgiu o título da minha dissertação. Desta forma, a problemática desta tese consistiu em sabermos, de que modo os anjos, a magia, a cabala e a fé influenciam a cura dos doentes, e qual a contribuição da fé na promoção da saúde. Essa é, aliás, a questão de partida. Por conseguinte, optamos por utilizar a pesquisa qualitativa neste trabalho, que utilizou como técnicas a entrevista semi-estruturada e a análise de conteúdo das mesmas; para tal, abordei seguidores do espiritismo, um ex-umbandista, e um padre Capuchino da Igreja Catolica. Consegui provar a hipótese nula, pois tanto o ex umbandistas como os espíritas crêem que os anjos têm uma influência positiva para a saúde pois inspiram bons pensamentos e auxiliam o próximo através da sua mediunidade. O médium é um mensageiro da entidade, e o anjo um mensageiro de Deus para o todos os credos estudados. Apenas o padre revelou, de forma implícita, conhecer a cabala hebraica e a hierarquia angélica. Existe prática de magia branca, ou do bem na Umbanda no manuseamento de ervas e na defumação. Aquilo que os umbandistas classificam como magia, o padre e os kardecistas designam como milagre. A cura através da fé, ou cura espiritual, a qual recorre à mediunidade como método e utiliza o médium como instrumento, já é aceite por alguns profissionais de saúde como uma medicina alternativa, tendo como exemplo mais eminente, a Religião; esta enuncia a prece como suporte principal de alívio aos enfermos, apaziguando nos momentos de dor e religando o homem Pós-moderno, consigo, com o outro e com Deus. Não se provou que a fé cura, mas sim que a religião, em todas as suas vertentes, pode solucionar casos para os quais a medicina não tem solução. Portanto, constata-se que constitui um suporte emocional, pelo que se pode corroborar que a espiritualidade deve ser incluída na nova definição de saúde da Organização Mundial de Saúde, indo de encontro à opinião do enfermeiro entrevistado, que afirma com ironia que nos momentos de agonia até um ateu clama por Deus.
With the advent of 2000, there emerged a new religiosity in Portugal, the angelology: angels reappeared as a link uniting people around feelings of forgiveness, equality and love, and symbolic paradigms of religious tolerance. They form a bridge between different religions: Zoroastrianism, Judaism, Gnosticism, Islam and Catholicism. Relating the angels with my area of MA appeared the title of my dissertation. Thus, the problem of this thesis was to know, how the angels, magic, the kabalah, faith and influence the healing of the sick, and that the contribution of faith in health promotion. Thisis indeed the starting point. Therefore, we chose to use qualitative research in this paper that the techniques used as semi-structured interviews and content analysis of these, for such, I approached followers of spiritualism, a former Umbanda, and a “Capuchinho” priest of the Catholic Church. I was able to prove the null hypothesis, because both the former Umbanda as the Spiritualists believe that angels have a positive influence for the health, good thoughts and help inspire others through his mediumship. The medium is a mensager of the entity, and the angel a mensager of God to all faiths studied. Only the Father revealed, implicitly, to know the Hebrew kabalah and the angelic hierarchy. There is practice of white magic, or just in the handling of Umbanda and smoking herbs. What the Umbanda classified as magic, priest and kardecists designate as a miracle. Healing through faith or spiritual healing, mediumship which uses the method and how to use the medium as a tool, is now accepted by some health professionals as an alternative medicine, with the most prominent example, Religion, states that the prayor as a mainstay of relief to the sick, calming in times of pain and reconnecting the postmodern man, himself, with others and with God. As not been proven that faith healing, but that religion in all its aspects, can resolve cases for which medicine has no solution. Therefore, it appears that is an emotional support, so we can confirm that spirituality should be included in the new definition of health from the World Health Organization, going against the opinion of nurses interviewed, who said with irony that in times of agony until God calls for an atheist.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Saúde e Sociedade)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/20702
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
DS/CICS - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mafalda Joana Saraiva Magalhães.pdf3,56 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID