Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/20669

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDelgado, Fátima-
dc.contributor.authorFerreira, Rosa Antónia Tomás-
dc.contributor.authorFernandes, José António-
dc.date.accessioned2012-11-06T13:14:41Z-
dc.date.available2012-11-06T13:14:41Z-
dc.date.issued2012-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/20669-
dc.description.abstractCom a implementação do Plano da Matemática (PM), a área curricular não disciplinar de Estudo Acompanhado (EA) passou a constituir um espaço significativo para trabalhar Matemática. Neste texto, pretendemos identificar e analisar a articulação entre a disciplina de Matemática e a área de EA quando nesta são desenvolvidas tarefas matemáticas e lecionadas pelo mesmo professor. Com este intuito, analisámos as práticas de duas professoras no que diz respeito aos tipos de tarefas selecionadas para as aulas de Matemática e de EA, às razões e fontes para essa seleção e às formas como são, em geral, exploradas as tarefas em cada um destes espaços de trabalho com os alunos. Os resultados evidenciam que ambas as professoras procuram articular o trabalho desenvolvido nas aulas de Matemática e nas de EA de forma complementar, aproveitando este espaço para reforçar conteúdos e preparar os alunos para as provas nacionais, embora de formas diferentes. Os resultados sugerem também que o Plano da Matemática tem uma maior influência nas práticas das professoras nas aulas de EA do que nas de Matemática.por
dc.description.sponsorshipPrograma Operacional Fatores de Competitividade – COMPETEpor
dc.description.sponsorshipFCT – Fundação para a Ciência e Tecnologiapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherSociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEstudo acompanhadopor
dc.subjectTarefaspor
dc.subjectPlano da matemáticapor
dc.titleO estudo acompanhado em articulação com a matemática : práticas de duas professoraspor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate12 - 13 Maio 2012por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage241por
oaire.citationEndPage254por
oaire.citationConferencePlaceCastelo de Vide, Portugalpor
oaire.citationTitleInvestigação em Educação Matemática 2012por
sdum.conferencePublicationInvestigação em Educação Matemática 2012por
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 EIEM2012.pdfDocumento principal734,48 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID