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dc.contributor.advisorRosário, Pedro-
dc.contributor.authorSantos, Laurentina de Jesus Alves dos-
dc.date.accessioned2012-10-26T10:38:42Z-
dc.date.available2012-10-26T10:38:42Z-
dc.date.issued2012-05-21-
dc.date.submitted2012-12-27-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20551-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Educação especialidade de Psicologia da Educaçãopor
dc.description.abstractEsta dissertação teve como racional teórico a teoria sociocognitiva de Bandura (1986, 1997). O 1.º objectivo foi orientado para a implementação de um projecto de Tutoria em 2 turmas de 7.º ano do 3º Ciclo do ensino Básico. O 2.º objectivo visava a comprovação da viabilidade do modelo de Tutoria auto-regulatória, como meio de incrementar estratégias de auto-regulação da aprendizagem, auto-eficácia percebida para a auto-regulação da aprendizagem e instrumentalidade da auto-regulação da aprendizagem. Foram também analisadas algumas variáveis exógenas (número de reprovações, ano de escolaridade e tempo de estudo) impactantes nas crenças da auto-eficácia dos alunos e na sua instrumentalidade percebida para auto-regular a aprendizagem. Na monitorização e avaliação da investigação realizada foi aplicado o questionário IPAAr (Inventário de Processos de Auto-regulação da Aprendizagem, revisto) de Rosário (2004a), e, ainda, o QAEARA (Questionário da Auto- Eficácia da Auto-Regulação da Aprendizagem), e o QIARA (Questionário de Instrumentalidade da Auto-Regulação da Aprendizagem), questionários adaptados de estudos anteriores (Lourenço, 2007). Um guião de entrevista, usado como suporte da micro-análise realizada, foi construído de raiz. A investigação integrou um desenho de medidas repetidas com grupo de controlo. O trabalho de análise estatística foi realizado com recurso aos programas SPSS (versão 16) e AMOS 7. O grupo em tutoria e o grupo de controlo eram ambos compostos por 47 alunos do 7.º ano de escolaridade. O grupo de controlo subdividiu-se em subgrupos de 4 alunos, com um tutor por grupo. Em primeiro lugar, os resultados indicam que a participação no grupo de tutoria produziu melhorias significativas em todas as variáveis dependentes analisadas, após um período de 9 meses de intervenção, embora algumas das variáveis apresentassem já efeitos significativos aos 6 meses de intervenção. Em segundo lugar, o tamanho do efeito da intervenção encontrado foi semelhante, por vezes até maior, que o mencionado em estudos anteriores. Em suma, sublinha-se a importância dos programas académicos de tutoria focalizados na exercitação das estratégias de auto-regulação da aprendizagem e a relevância da investigação utilizando desenhos de medidas repetidas. São discutidas implicações educativas do trabalho.por
dc.description.abstractThis dissertation was anchored on the social cognitive theory of Bandura (1986, 1997). The implementation of a Mentoring Project in two classes of seventh graders, Middle School in Portuguese compulsory education, was our first aim. Our second goal was targeted to prove the efficacy of the school-based Mentoring Program as a means to enhance students’ use of self-regulated learning (SRL) strategies, self-efficacy and perceived instrumentality of SRL, as well as academic performance in mathematics and mother language. Some exogenous variables were also analyzed (i.e., number of failures, school year and study time) as they are supposed to influence students’ self-efficacy beliefs and perceived instrumentality of SRL. In order to monitor and evaluate the research work the ISRLP(r) (Inventory of Self-Regulated Learning Processes revised), from Rosário (2004a), the QSESRL (Questionnaire of Selfefficacy of Self-Regulated Learning) and the QISRL(Questionnaire of Instrumentality of Self- Regulated Learning), both adapted from previous studies (Lourenço, 2007), have been used. The interview guide, that supported the micro-analysis developed, was specially designed for this research. A repeated measures design with control group was used. The statistical analyses have been developed by using SPSS program (version 16) and AMOS 7. The mentoring group and the control group were both comprised of 47 seventh-grade students. The mentoring group was divided into subgroups of 4 students with 1 mentor for each group. The results indicate, firstly, that participating in the mentoring program led to significant improvements in all the dependent variables measured after the 9-month intervention, although for some variables, significant effects were already observed at 6 months. Secondly, the effect size of the intervention was equal to or higher than that reported in prior studies. As a conclusion, we underline the importance of academic mentoring programs focused on practicing SRL strategies, and the relevance of using experimental research designs with repeated measures. Educational implications are further discussed.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTutoriapor
dc.subjectAuto-regulação da aprendizagempor
dc.subjectAuto-eficáciapor
dc.subjectInstrumentalidadepor
dc.subjectMentoringpor
dc.subjectSelf-regulated learning (SRL)por
dc.subjectSelf-efficacypor
dc.subjectInstrumentalitypor
dc.subjectSchool successpor
dc.titleTutoria centrada na promoção dos processos de auto-regulação em alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typedoctoralThesispor
dc.identifier.tid101398166-
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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