Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20533
Título: | Avaliação de um programa de intervenção na fluência de leitura |
Autor(es): | Ferreira, Albertina Ribeiro, Iolanda da Silva Viana, Fernanda Leopoldina |
Palavras-chave: | Leitura em voz alta Intervenção Dificuldades na leitura Fluência |
Data: | 15-Ago-2012 |
Editora: | Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI) |
Revista: | Revista Ibero-Americana de Educación |
Resumo(s): | Esta pesquisa tem por objetivo avaliar as mudanças de desempenho ocorridas ao longo de um programa de intervenção junto de alunos do 5º ano de escolaridade e orientado para o desenvolvimento da fluência em leitura. Foram realizadas 13 sessões, orientadas pelos professores Língua Portuguesa, com a duração de 45 minutos e periodicidade quinzenal. Participaram no programa todos os alunos da escola onde o projeto decorreu (n = 270), mas para efeitos de avaliação foram selecionados, de modo aleatório, 54 alunos. Nesta avaliação foi usado um design de grupo único com três medidas repetidas no tempo. Recorreu-se à gravação vídeo da leitura de dois excertos de 100 palavras extraídos de duas obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura Português, a partir da qual foi calculado o tempo individual de leitura e o número de erros. Registaram-se diferenças estatisticamente significativas nos três momentos de avaliação, traduzidos na redução no tempo de leitura e no número de erros. Os resultados mostram que o programa teve efeito em todos os alunos, traduzido na redução do tempo de leitura e no número de erros de leitura. Apesar das mudanças observadas, o coeficiente de correlação intraclasse sugere que embora os alunos com piores desempenhos melhorem, continuam a ter resultados inferiores ao dos seus pares com melhores desempenhos. Os resultados encontrados são semelhantes aos reportados em estudos que avaliaram o efeito de programas de intervenção dirigida para o desenvolvimento da fluência leitora, embora os mesmos tenham sido efetuados com alunos a frequentar anos escolares anteriores ao do presente estudo. Dado que os progressos na recuperação são menores à medida que a escolaridade aumenta, os resultados obtidos podem considerar-se relevantes. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20533 |
ISSN: | 1681-5653 |
Versão da editora: | http://www.rieoei.org/rie_contenedor.php?numero=4681&titulo=Avalia%E7%E3o%20de%20um%20programa%20de%20interven%E7%E3o%20na%20flu%EAncia%20de%20leitura |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ferreira, Ribeiro & Viana, 2012.pdf | documento principal | 280,34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |