Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/20513

TitleContributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico
Other titlesProblem-based learning : contributions in student performance in nursing clinical teaching
Author(s)Mendes, Maria Goreti Silva
Martins, Cristina Araújo
Oliveira, Cláudia
Silva, Maria José
Vilaça, Simão
KeywordsAprendizagem
Resolução de problemas
Estudantes de enfermagem
Learning
Problems resolution
Nursing students
Issue dateOct-2012
JournalRevista de Formación e Innovación Educativa Universitaria
CitationMendes, M. G. et al (2012). Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico.Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria. Vol. 5, Nº 4, 227-240
Abstract(s)A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é considerada atualmente como uma das metodologias pedagógicas mais atrativas no ensino superior, permitindo ao estudante ser sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento. Com o objetivo de analisar as perceções dos estudantes de enfermagem sobre os contributos desta metodologia, implementada na Unidade Curricular de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente, para o desempenho em ensino clínico, desenvolvemos um estudo de carácter exploratório e descritivo, com a participação de 41 estudantes do 3.º ano do curso de licenciatura em enfermagem. Foi solicitado aos estudantes que respondessem, recorrendo a uma plataforma on-line, à questão aberta “Quais os contributos da metodologia ABP para o desempenho em ensino clínico?”. Os dados foram analisados e tratados obedecendo aos pressupostos de Bardin (2008), tendo emergido dois temas “preparação para o desempenho clínico” e “consciencialização da importância do olhar holístico no cuidar”, constituídos, respetivamente, por três categorias. Os resultados deste estudo demonstraram que existe uma relação entre a metodologia ABP e o desenvolvimento de competências, validando algumas proposições conceptuais da produção teórica existente. Constituem pistas válidas que reforçam a importância da mudança de paradigma na construção dos currículos de enfermagem integrados e no desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras da transferibilidade do conhecimento e a aprendizagem do estudante.
Abstract: Nowadays, problem based learning (PBL) is considered to be one of the most appealing pedagogical methodologies in higher education, allowing the student to be an active subject during the construction of his own acquaintance. Aiming to knowledge the perceptions of nursing students on the contributions of this methodology, implemented in the curricular unity of Child and Adolescent Health Nursing, during clinical teaching performance, we developed a study of exploratory and descriptive nature, with the participation o 41 students from the 3rd year of the nursing course. It was requested that the students answered, using an online platform, the open question “What are the contributions of the PBL methodology during clinical teaching performance?” Data were analyzed and treated in compliance with the assumptions of Bardin (2008), having emerged two topics: “preparing for clinical performance” and awareness of the importance of an holistic look at caring”, constituted, respectively, by three categories. The results of this study demonstrated that there is a relation between the PBL methodology and the development of skills, validating some conceptual propositions of existing theoretical production. They constitute valid leads which reinforce the importance of change of paradigm in the construction of integrated nursing curriculums and in the development of pedagogical practices that promote knowledge transferability and the student’s learning.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/20513
ISSN1989-0257
Publisher versionhttp.//webs.uvigo.es/refiedu
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:ESE-CIE - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals


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