Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/205

TitleA construtibilidade em projectos de edifícios para o ensino superior público em Portugal
Author(s)Campos, Maria Helena A. C.
Issue date2002
Abstract(s)Os objectivos definidos nos projectos de construção, designadamente em relação aos vectores de gestão de controlo de custos e de planeamento temporal, nem sempre são atingidos, revelando-se muito frequentemente nos grandes projectos desvios assinaláveis que têm sempre uma grande divulgação nos média nacionais. Durante a sua experiência profissional, a autora confirmou e conviveu diariamente com muitas destes problemas, no acompanhamento de projectos de construção de edifícios para o Ensino Superior Público em Portugal. Apesar de todo o desenvolvimento actual ao nível das tecnologias de apoio à concepção, designadamente, a disponibilização de softwares de desenho, de orçamentação, de medição e de apoio à divulgação de métodos e processos construtivos e apesar do esforço acrescido de regulamentação e normalização, o projecto, na sua versão mais desenvolvida de projecto de execução, contínua a chegar à fase de construção mal instruído e mal preparado para a construção. Nem sempre se projecta o que se pode construir! A Construtibilidade, enquanto conceito abrangente da gestão de projectos, procura adequar o projecto à realidade da sua futura construção, organizando-o como um todo coerente, conferindo clareza, ordem e rigor técnico a toda a sua informação. A apresentação deste conceito, dos seus princípios, das suas formas de implementação e dos custos e benefícios associados à sua aplicação, é um dos objectivos deste trabalho, durante o qual se procurará também avaliar os conhecimentos actuais sobre a construtibilidade, dos profissionais do sector da construção em Portugal. Finalmente é apresentada uma proposta para um Modelo de Gestão da Construtibilidade, com o qual se pretende viabilizar a aplicação deste conceito a projectos de construção de edifícios ou escolas para o ensino superior público em Portugal.
Construction projects often fail to achieve specified objectives, with special relevance to cost and time targets. Moreover, substantial deviations are frequently recorded in large projects with great impact in the media. As a project manager of public higher education buildings in Portugal, the author gained substantial experience on the above problems in the last few years. Despite recent developments in design technology support systems and the increasing effort in project regulations, projects tend to be poorly prepared for the construction phase. Not always design can be directly implemented! Constructability is a relevant topic of the management of construction projects, basically dealing with design fitness to the execution phase, therefore providing all relevant information for that purpose. The main objectives of this thesis are the discussion of the constructability concept, its implementation tools, its costs and benefits. The thesis also evaluates present knowledge on the subject from Portuguese construction staff. Finally, a constructability programme for public higher education buildings in Portugal is suggested. This aims to be used as a tool for management of those types of projects.
TypeMaster thesis
URIhttp://hdl.handle.net/1822/205
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CEC-GTC - Dissertações de Mestrado


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