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https://hdl.handle.net/1822/20403
Título: | Prevenindo o cyberbullying: análise crítica sobre a sobreposição de vítimas e agressores |
Autor(es): | Ferreira, Fátima Abreu Martins, Paula Cristina Gonçalves, Rui Abrunhosa |
Palavras-chave: | Cyberbullying Riscos online Vulnerabilidade Novas tecnologias Exposição |
Data: | 2012 |
Citação: | Ferreira. F.A., Martins, P.C. & Gonçalves. (2012). "Prevenindo o Cyberbullying: análise crítica sobre a sobreposição de vítimas e agressores". Comunicação em poster apresentada no III Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente “Prevenção da Criminalidade e Dependências”, Universidade Lusíada de Lisboa; Lisboa,28 e 29 de Março |
Resumo(s): | O principal objectivo da presente investigação consiste em examinar a prevalência nacional do fenómeno de cyberbullying – como ocorre e as principais características (comportamentos, frequência e duração) da vitimização por este tipo de risco. De igual forma, atentando à literatura existente sobre o tema, pretendemos analisar a existência de uma sobreposição dos papéis de vítimas e agressores. Para tal, desenvolvemos um questionário (Avaliação de Vitimização Online), constituído por 78 itens que avaliam características sociodemográficas, comportamentos online, supervisão parental e regras acerca das actividades online, bem como o desenvolvimento de práticas de cyberbullying e exposição a este tipo de situação e seu impacto. Este questionário foi aplicado a uma amostra de 986 jovens dos 10 aos 18 anos em Portugal, 756 em Espanha e 823 no Reino Unido, cujos participantes foram seleccionados aleatoriamente de escolas públicas e privadas dos três países e utilizamos estatística descritiva e inferencial para analisar os dados. Os resultados alcançados parecem indicar que, efectivamente o cyberbullying consiste num dos mais presentes riscos nos três países analisados. De igual forma, foi-nos igualmente possível analisar a existência de uma sobreposição dos papéis de vítima e agressores, com as jovens do sexo feminino, mais velhas e sem supervisão parental a revelarem níveis mais positivos de correlação. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20403 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2_Prevenindo o Cyberbullying_análise crítica sobre a sobreposição dos papéis de vítimas e agressores.pdf | 242,56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |