Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/20384

TitleConfigurações da articulação Escola de Enfermagem e Hospital em contexto de supervisão de estágio : apresentação de um ensaio teórico metodológico
Author(s)Macedo, Ana Paula
KeywordsConfigurações de articulação
Escola de Enfermagem e Hospital
Supervisão de estágios
Issue date2012
PublisherEduca - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Abstract(s)O estudo subjacente a esta comunicação, que reflete sobre a supervisão de estágios, não constitui uma questão nova no âmbito da Enfermagem. No entanto, a questão como objeto de investigação organizacional aparece no contexto português com alguma novidade. A tese debruça-se sobre as orientações e as práticas de supervisão de estágios em Enfermagem como analisador dos fenómenos de Articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital. O percurso desta investigação foi de entrelace entre algumas mudanças na supervisão de estágios com algumas mudanças sociais e políticas das organizações em estudo – Escola de Enfermagem e Hospital -, estabelecendo-se relações sociologicamente pertinentes entre ambas. O valor heurístico deste percurso propiciou a (re)construção de um modelo teórico de análise à Articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, onde se elegeram duas vertentes de análise para a sua compreensão. A primeira vertente expôs uma proposta de modelo teórico para a compreensão da supervisão de estágios em contexto de trabalho hospitalar, cruzando-se com uma pluralidade de dimensões, ora organizacionais, ora de supervisão, permitindo uma leitura transversal dos dados que contextualizaram toda a problemática. A segunda vertente consistiu na construção de um arquétipo de Configurações da articulação Escola de Enfermagem e Hospital em contexto de supervisão de estágio, no plano das orientações para a ação organizacional/sistema de pensamento e ideias. Foi a partir da tipologia construída que foi possível realizar a leitura dos discursos e das práticas de supervisão em contexto de supervisão de estágio, no plano da ação/sistema da ação. Será aqui apresentado o ensaio teórico-metodológico deste estudo de caso, que nos permitiu realizar a leitura dos discursos e das práticas de supervisão em contexto de supervisão de estágio, no plano da ação/sistema da ação.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/20384
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaPaulaMacedo-Actas-1ºCongressoIberoBrasileiro-2010.pdfAtas do Congresso Espaço Público da Educação724,77 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID