Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/20359

Title(Re)pensar a internacionalização na investigação e no ensino superior
Author(s)Silva, Sílvia
Advisor(s)Araújo, Emília Rodrigues
Miura, Irene Kazumi
KeywordsGlobalização
Universidades
Políticas de ciência e tecnologia
Internacionalização do ensino e da investigação
Globalization
Universities
Science and technology policies
Internationalization of education and research
Issue date2011
Abstract(s)A presente investigação centra-se na análise da internacionalização. Tem como principal objectivo clarificar o significado deste termo, no quadro de algumas das abordagens da sociologia do conhecimento. Pretende-se reflectir sobre os efeitos da internacionalização no domínio dos processos de trabalho organizacional, assim como no domínio das expectativas e das subjectividades dos actores directamente neles implicados. Apoiando-se numa metodologia essencialmente qualitativa, este projecto tem como objectivo identificar as várias vertentes da percepção e representação da internacionalização. Os resultados exploratórios, provenientes de um inquérito constituído de perguntas abertas e realizado a reitores, vice-reitores, pró-reitores e coordenadores científicos, permitem concluir que há uma notória ambiguidade na representação e no significado da internacionalização que se regista, tanto ao nível da gestão das universidades, como da gestão de departamentos e de unidades de investigação.
This project aims at presenting a theoretical perspective on the concept of internationalization. The main goal will be to elucidate about the ways organizational actors interpret internationalization and what mean do they attribute to it, considering that nowadays universities and research centers are under great pressure to show indicators that demonstrate the increasing relevance acquired by this process in the context of knowledge globalization. The project follows mainly a qualitative methodological path which counts with surveys to rectors, vice-rectors and prorectors of Portuguese universities, as well as to head of research units. The general conclusions point out the extreme ambiguity characterizing the concept of internationalization, as well as the diversity of understandings presented by each involved actor, depending on scientific area. As stated, this research is yet exploratory.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/20359
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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