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dc.contributor.authorSantos, J. Freitas-
dc.contributor.authorRibeiro, J. Cadima-
dc.date.accessioned2012-09-07T14:04:38Z-
dc.date.available2012-09-07T14:04:38Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn2237-9029por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20148-
dc.description.abstractNuma época em que as fronteiras físicas se esbatem e os negócios assumem uma natureza cada vez mais global, não são raros os casos de empresas que partindo de uma base regional limitada conseguiram impor-se nos mercados internacionais. O uso de referências de origem dos produtos é, frequentemente, um elemento central na estratégia de abordagem dos mercados internacionais. As designações de origem permitem, quando bem exploradas, incrementar o valor dos produtos ao mesmo tempo que os diferenciam da concorrência. No contexto dos produtos portugueses de origem protegida, o vinho surge como exemplo de um produto regional que conseguiu impor-se pela sua inovação (produtiva e técnica) e por um elevado grau de profissionalização da gestão. Dentre os vinhos produzidos em Portugal, o Vinho do Porto é o mais reconhecido nos mercados internacionais. A metodologia do estudo de caso foi usada para identificar as razões do percurso seguido pela Symington, uma empresa de perfil familiar, a operar no sector do Vinho do Porto. Deste modo, como propósito principal, espera-se neste artigo ser capaz de sinalizar não só os fatores críticos subjacentes ao sucesso alcançado por aquela empresa, como algumas das dimensões que importará cuidar por parte de outras empresas que pretendam seguir-lhe o percurso. Finalmente, algumas implicações de política serão apontadas para os agentes políticos e a gestão e desenvolvimento do território.por
dc.description.sponsorshipCOMPETE; QREN; FEDERpor
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Contestadopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRecursos dos territóriospor
dc.subjectProdutos com designação de origem protegidapor
dc.subjectDesenvolvimento endógenopor
dc.subjectVinhos de qualidadepor
dc.subjectVinho do Portopor
dc.titleEstratégias empresariais de base territorial : o caso Symington e a produção de Vinho do Portopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/86/279por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage134por
oaire.citationEndPage155por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleDRd – Desenvolvimento Regional em Debatepor
oaire.citationVolume2por
sdum.journalDrd – Desenvolvimento Regional em Debatepor
Aparece nas coleções:NIPE - Artigos Noutras Revistas, com Arbitragem Científica

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DOC310812-31082012091354.pdfESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS DE BASE TERRITORIAL: O CASO SYMINGTON E A PRODUÇÃO DE VINHO DO PORTO1,02 MBAdobe PDFVer/Abrir

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