Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20142

TítuloOs riscos para crianças e jovens na mídia portuguesa : tipos e contextos
Autor(es)Martins, Paula Cristina
Palavras-chaveCrianças e jovens
Risco
Mídia
Média
Escola
Data2011
EditoraUniversidade Federal do Paraná (UFPR)
Resumo(s)Considerando o papel social da mídia, a sua capacidade de suscitar e focalizar a atenção pública, de configurar discursivamente os problemas sociais, refletindo os consensos sociais dominantes, assim como a sua vocação de intervenção social e o seu impacto efetivo em termos sociais e políticos, este projeto visa caracterizar, de um ponto de vista quantitativo e qualitativo, as notícias sobre crianças na mídia portuguesa. Mais especificamente, pretendeu-se analisar as peças noticiosas da imprensa diária de maior tiragem (quatro jornais) e dos serviços noticiosos principais, no período noturno, em três canais generalistas de televisão. A recolha dos dados decorreu ao longo de 2008 e envolveu, numa primeira fase, a seleção, com base em critérios lexicais e semânticos, da totalidade dos textos mediáticos produzidos sobre crianças e, numa segunda fase, a seleção dos textos mediáticos estritamente referentes a situações de risco na infância/juventude. Dado o âmbito do presente artigo, serão objeto de particular atenção os textos da imprensa escrita relativos a ocorrências de risco em contexto escolar.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20142
ISBN978-85-89799-47-8
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIPsi - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Escola que protege no Paraná - Os riscos para crianças e jovens na mídia portuguesa.pdf
Acesso restrito!
LIvro996,12 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID