Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20075

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dc.contributor.advisorAlmeida, Maria João Correia de-
dc.contributor.advisorPereira, Beatriz Oliveira-
dc.contributor.authorMatos, Ana Paula Rodrigues-
dc.date.accessioned2012-08-29T11:01:15Z-
dc.date.available2012-08-29T11:01:15Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20075-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Física e Lazer)por
dc.description.abstractO envolvimento físico e o social, assim como a forma de serem percecionados, apresentam um conjunto de caraterísticas e funcionalidades que têm vindo a ser estudadas e discutidas como possíveis barreiras ou facilitadores de uma prática regular de atividade física. Entender esses fatores, assim como a sua relação com indicadores de saúde e comportamentos apresentados por adolescentes é determinante para o delineamento e implementação de estratégias de intervenção as quais, por sua vez, contribuem para a diminuição das taxas de prevalência de sobrepeso e obesidade. Este estudo tem como objetivos: a) caraterização de uma amostra de adolescentes ao nível do índice de massa corporal (IMC), perceção de envolvimento físico, fatores psicossociais e participação desportiva (PD); b) verificar se existem diferenças entre géneros e anos de escolaridade, nas variáveis indicadas c) estudar a associação entre essas variáveis. Foram avaliados 214 sujeitos de ambos os sexos (113 do sexo feminino e 101 do sexo masculino), de dois anos de escolaridade, 5º ano (n=127) e 7º ano (n= 87), com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos de idade (x= 11,32), de uma escola do concelho de Vila Verde. Os sujeitos foram medidos na altura e peso, calculado o IMC e, posteriormente categorizados segundo os valores de referência de Cole, Bellizzi, Flegal e Diet (2000) e Cole, Flegal, Nicholls e Jackson (2007). Preencheram também os questionários de Crocker, Bailey, Faulkner, Kowalski e McGrath (1997), e de Evenson e McGinn (2005), para avaliação da AF e perceção de envolvimento físico, respetivamente. Através de uma análise preliminar verificamos que, 19,2% da amostra apresenta excesso de peso e 5,1% obesidade. Para aproximadamente 53,2%, as aulas de EF são a única fonte de atividade física organizada. Ao nível psicossocial, os rapazes e os alunos do 5º ano reportam mais sentimentos positivos associados à atividade física (prazer, divertimento, bem-estar, sucesso), e as raparigas e os alunos do 7ºano, sentimentos negativos (frustração, depressão, aborrecimento). Ao nível da perceção de envolvimento físico, constata-se que é o sexo feminino e os mais novos, quem apresenta maiores restrições para se deslocarem sozinhos nas ruas, não se verificando diferenças nos restantes parâmetros.por
dc.description.abstractPhysical and social involvement, along with people’s awareness of these two factors, establish a set of features and functionalities that have been studied and discussed as potential barriers or promoters of a regular practice of physical activity (PA). Understanding these factors and their connection with health and behaviour indicators presented by adolescents is crucial to the design and establishment of intervention strategies to decrease the prevalence of overweight and obesity. This study aims to: a) characterize a sample of adolescents in terms of body mass index (BMI), awareness of physical involvement, psychosocial factors and sport participation (SP), b) determine whether there are differences between gender and schooling years according to the defined variables c) study the connection between these variables. We evaluated 214 subjects of both sexes (113 females and 101 males), within two schooling years: the 5th grade (n = 127) and the 7th grade (n = 87), aged 10 to 14 years old (x = 11.32), from a school of Vila Verde county. The respondents were submitted to a process of measurement both on height and weight, had their BMI calculated, being then classified according to the reference values of Cole et al., (2000) and Cole et al., (2007). They were also required to fill in Crocker et al., (1997), and Evenson and McGinn (2005) questionnaires for PA rating and perception of physical involvement, respectively. Through a preliminary analysis we noticed that 19.2% of the sample is overweight, 5.1% is obese and 53.2% approximately have the PE classes as the only source of organized physical activity. At the psychosocial level, boys and students of the 5th grade report more positive feelings towards physical activity (pleasure, fun, well-fare, success), and girls and students of the 7th grade are the ones who report more negative feelings (frustration, depression, boredom). As far as physical involvement is concerned, younger females show more restrictions connected to travelling alone on the streets. No differences have been reported in other parameters.por
dc.description.abstractL'implication physique et sociale, ainsi que la façon comment les personnes les voient, présentent un ensemble de fonctionnalités qui ont été étudiées et discutées comme éventuels obstacles ou animateurs pour une pratique régulière de l'activité physique. Comprendre ces facteurs et leur relation avec les indicateurs de la santé et les comportements affichés par des adolescents est cruciale pour la conception et la mise en oeuvre des stratégies d'intervention pour réduire le taux de prévalence du surpoids et l'obésité. Cette étude vise à: un) caractérisation d'un échantillon d'adolescents au niveau de l'indice de masse corporelle (IMC), perception de l’implication physique, des facteurs psychosociaux et de la participation sportive(PD) ; b) vérifier s'il y a des différences entre les genres et les années de scolarité, dans les variables indiquées c) étudier l'association entre ces variables. 214 sujets des deux sexes (113 mâles et femelles 101) ont été évalués, de deux années de scolarité (de la 5e année (n = 127) et 7e année (n = 87), âgés de 10 à 14 ans (x = 11,32), d’une école dans la municipalité de Vila Verde. Les sujets ont été mesurés en hauteur et poids, BMI, calculés et classées selon les valeurs de référence de Cole et al., (2000) et Cole et al., (2007). Ils ont aussi répondu aux questionnaires de Crocker et al., (1997), et Evenson et McGinn (2005) pour l’évaluation de l’AF et perception de l’implication physique respectivement. Grâce à une analyse préliminaire, on constate que 19,2 % de l'échantillon présente du surpoids et 5,1 % de l'obésité, et que pour 53,2 % environ les classes d’EF sont la seule source d'activité physique organisée. Au niveau psycho-social, les garçons et les élèves de 5 année montrent plus de sentiments positifs associés à l'activité physique (plaisir, divertissement, bien-être, succès) et les filles et les élèves de 7e année présentent des sentiments négatifs (dépression, frustration, gêne). Au niveau de la perception de l'implication physique, on constate que le sexe féminin et les plus jeunes sont ceux qui présentent les plus grandes restrictions de se déplacer seuls dans les rues. En ce qui concerne les autres paramètres, on ne constate pas de différences.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAtividade físicapor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectPerceção de envolvimentopor
dc.subjectFatores psicossociaispor
dc.subjectAdiposidadepor
dc.subjectPhysical activitypor
dc.subjectYouthpor
dc.subjectAdolescentpor
dc.subjectPerception of involvementpor
dc.subjectPsychosocial factorspor
dc.subjectAdipositypor
dc.subjectL'activité physiquepor
dc.subjectAdolescentspor
dc.subjectPerception de participationpor
dc.subjectFacteurs psychosociauxpor
dc.subjectL'adipositépor
dc.titleRelação entre o envolvimento físico e social, atividade física organizada e níveis de obesidade : um estudo em adolescentes do concelho de Vila Verdepor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc796por
dc.subject.udc613.96por
dc.subject.udc616.33-008.4por
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