Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20072

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.contributor.authorCosta, Alexandra Ribeiro-
dc.contributor.authorAlves, Filipa-
dc.contributor.authorGonçalves, Paula-
dc.contributor.authorAraújo, Alexandra Maria Dantas de Castro-
dc.date.accessioned2012-08-29T10:33:57Z-
dc.date.available2012-08-29T10:33:57Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn0874-2391por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20072-
dc.description.abstractAs expetativas académicas que os estudantes apresentam quando ingressam no ensino superior afetam o nível de investimento nas atividades curriculares e no seu desenvolvimento psicossocial. Partindo de uma amostra de 890 alunos, este artigo descreve a construção e validação do Questionário de Perceções Académicas: Expetativas. Teoricamente o questionário era composto por sete dimensões ou domínios de expetativas: formação para o emprego, qualidade da formação, desenvolvimento pessoal, interação social, qualidade da instituição, pressão social, e envolvimento político e cidadania. As análises fatoriais conduzidas vieram, no entanto, confirmar a existência relativamente autónoma e consistente de cinco dessas dimensões, não se confirmando a dimensão da qualidade da instituição e do desenvolvimento pessoal. É possível que, os alunos do 1º ano que estão a ingressar no ensino superior não conheçam suficientemente a instituição e os seus serviços para, em torno da sua qualidade, formularem expetativas e, por outro lado, ao nível do self, em virtude das dificuldades socioeconómicas é possível que estes estudantes estejam hoje menos expectantes em relação à sua autonomia. Novos estudos e com amostras mais representativas devem ser realizados de forma a aprofundar os níveis mais elevados de expetativas, em geral, encontrados tomando os alunos mais velhos, do ensino superior politécnico e do ensino noturno.por
dc.description.abstractThe academic expectations of first-year students in Higher Education affect their engagement in schoolwork and psychosocial adjustment. Based on a sample of 890 first-year students, this paper presents the development and validation of the Academic Perceptions Scale: Expectations. Theoretically, the scale included seven expectation dimensions or domains: training for employment, quality of schooling, personal development, social interaction, quality of the institution, social pressure, and political and citizenship engagement. However, factor analyses confirmed the presence of five fairly independent and consistent dimensions and failed to confirm two dimensions: quality of the institution and personal development. It is possible that first year students do not know sufficiently their institution and its services in order to formulate expectations adjusted to the quality of the educational institution they attend. In addition, and due to socioeconomic hazards, these students are probably expecting a less autonomous self. Further research is recommended, as well as the inclusion of more representative samples, to advance the study of higher levels of expectations found among older students, in higher polytechnic education, and attending night classes.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimentopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectExpetativas académicaspor
dc.subjectAlunos do 1º anopor
dc.subjectAcesso ao Ensino Superiorpor
dc.subjectAdaptação académicapor
dc.titleExpetativas académicas dos alunos do Ensino Superior : construção e validação de uma escala de avaliaçãopor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage70por
oaire.citationEndPage85por
oaire.citationIssueIpor
oaire.citationTitlePsicologia, Educação e Culturapor
oaire.citationVolumeXVIpor
sdum.journalPsicologia, Educação e Culturapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Expetativas académicas.pdfArtigo em Revista2,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID