Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/19999

TitleCor, óptica e pintura: um estudo sobre concepções alternativas
Author(s)Leite, Laurinda
Sá, Susana
Issue date1997
PublisherSociedade Portuguesa de Física
JournalGazeta de Física
Abstract(s)Na sequência da recente Reforma Curricular, o estudo da Óptica passou a fazer-se, pela primeira vez, no 8.º ano de escolaridade, na âmbito da unidade didáctica "Luz e Visão". A Cor foi um dos tópicos incluídos nesta unidade que comporta algumas dificuldades para os alunos. Neste artigo, para além de se apresentar as principais concepções alternativas perfilhadas por alunos dos 8.º e 11.º anos acerca da cor e de se discutir a origem das mesmas, analisa-se o modo como a cor é abordada pelos novos manuais escolares do 8.º ano. Finalmente, sugere-se que a mudança das concepções alternativas dos alunos requer, entre outros, que o ensino da cor inclua uma análise comparativa de aspectos de síntese aditiva e subtractiva.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/19999
ISSN0396-3561
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cor, óptica e pintura.pdf
  Restricted access
3,6 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID