Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/19913
Título: | Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise |
Outro(s) título(s): | Questions in Science textbooks: development and validation of a checklist |
Autor(es): | Leite, Laurinda Dourado, Luís Morgado, Sofia Vilaça, Teresa Vasconcelos, Clara Pedrosa, Maria Arminda Afonso, Ana Sofia |
Palavras-chave: | Questionamento Manuais escolares Grelha de análise Aprendizagem baseada na resolução de problemas Questioning School textbooks Checklist Problem-based learning |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
Revista: | Educar em Revista |
Resumo(s): | Questões são enunciadas que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecimento. Atendendo à influência que os manuais exercem nas práticas de ensino, a questão que se coloca é a de saber em que medida as questões incluídas nos manuais escolares de Ciências podem fomentar um ensino orientado para a ABRP. Neste texto, descrever-se-á o processo de construção e validação de uma grelha de análise de questões incluídas em manuais escolares de Ciências com essa finalidade, apresentando-se não só essa grelha, mas também, a título ilustrativo, uma aplicação da mesma a um tópico de Ciências, 8º ano, abordado nas duas disciplinas desta área. Questions require a thoughtful answer and can play diverse educational roles, such as stimulating the learning of new knowledge, as is the case in Problem-Based Learning (PBL) contexts. In this context, the student is placed at the center of the teaching and learning processes and plays an active role in the learning of new knowledge. Bearing in mind the influence that textbooks exert on teaching practices, it is worthwhile questioning to which extent questions included in school science textbooks promote a PBL oriented teaching approach. This paper describes the development and validation of a checklist for analyzing the questions included in science textbooks. After introducing the checklist, an example of its application to a science unit assigned to two junior high school science courses (8th grade) is given, approaching the two disciplines in the area. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19913 |
DOI: | 10.1590/S0104-40602012000200009 |
ISSN: | 0104-4060 |
Versão da editora: | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000200009 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
27880-102192-1-PB.pdf | 471,44 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |