Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/19913

TitleQuestionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise
Other titlesQuestions in Science textbooks: development and validation of a checklist
Author(s)Leite, Laurinda
Dourado, Luís Gonzaga Pereira
Morgado, Sofia
Vilaça, Teresa
Vasconcelos, Clara
Pedrosa, Maria Arminda
Afonso, Ana Sofia
KeywordsQuestionamento
Manuais escolares
Grelha de análise
Aprendizagem baseada na resolução de problemas
Questioning
School textbooks
Checklist
Problem-based learning
Issue date2012
PublisherUniversidade Federal do Paraná (UFPR)
JournalEducar em Revista
Abstract(s)Questões são enunciadas que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecimento. Atendendo à influência que os manuais exercem nas práticas de ensino, a questão que se coloca é a de saber em que medida as questões incluídas nos manuais escolares de Ciências podem fomentar um ensino orientado para a ABRP. Neste texto, descrever-se-á o processo de construção e validação de uma grelha de análise de questões incluídas em manuais escolares de Ciências com essa finalidade, apresentando-se não só essa grelha, mas também, a título ilustrativo, uma aplicação da mesma a um tópico de Ciências, 8º ano, abordado nas duas disciplinas desta área.
Questions require a thoughtful answer and can play diverse educational roles, such as stimulating the learning of new knowledge, as is the case in Problem-Based Learning (PBL) contexts. In this context, the student is placed at the center of the teaching and learning processes and plays an active role in the learning of new knowledge. Bearing in mind the influence that textbooks exert on teaching practices, it is worthwhile questioning to which extent questions included in school science textbooks promote a PBL oriented teaching approach. This paper describes the development and validation of a checklist for analyzing the questions included in science textbooks. After introducing the checklist, an example of its application to a science unit assigned to two junior high school science courses (8th grade) is given, approaching the two disciplines in the area.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/19913
DOI10.1590/S0104-40602012000200009
ISSN0104-4060
Publisher versionhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000200009
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
27880-102192-1-PB.pdf471,44 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID