Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/19884

TitleO papel da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 : fator de atracção do turista espanhol
Author(s)Corte, Denise Pinheiro
Advisor(s)Azevedo, António Joaquim Araújo de
KeywordsMarcas das cidades
Turismo
Desenvolvimento sustentável
Competitividade e marketing territorial
Eventos
Cities' brands
Tourism
Sustainable development
Competitiveness and territorial marketing
Events
Issue date2012
Abstract(s)As transformações globais têm vindo a repercutir-se na dinâmica dos territórios, reservando um novo protagonismo quanto às vantagens competitivas e capacidade de resposta face aos desafios impostos pela globalização, requerendo daqueles maiores níveis de competitividade. Os eventos como as Capitais Europeias da Cultura (CEC’S) têm sido encarados como estratégias adotadas pelas cidades europeias como meios de promoção e projeção internacional. São vistos como dínamos do desenvolvimento local, possuindo a capacidade de envolver as comunidades no processo de atrair turistas. Aproveitando a nomeação de Guimarães, enquanto Capital Europeia da Cultura em 2012, torna-se pertinente analisar o papel de um evento desta envergadura para a cidade anfitriã. Assim, o presente estudo debruça-se em analisar o papel da Capital Europeia da Cultura em Guimarães 2012 como fator de atração, nomeadamente no turista espanhol. Foi realizado um estudo empírico através da revisão da literatura e da realização de inquéritos a 150 indivíduos residentes na Galiza. A seleção do público-alvo está diretamente relacionada com o facto de Espanha (Galiza) ser o principal mercado estrangeiro da região Porto e Norte de Portugal. Nesta perspetiva, pretende-se comparar algumas teorias existentes de forma a reconhecer as verdadeiras particularidades e atributos destes tipos de eventos nas cidades, sendo que as cidades nomeadas são vistas como fortes produtos de regeneração económica. Neste cenário, a título conclusivo apesar de vários estudos indicarem que o marketing territorial afere atributos quanto a atração de potenciais turistas aquando a realização de eventos como as CEC’s, o estudo manifesta que mais de metade dos inquiridos, sabendo que Guimarães é CEC 2012, não tem qualquer intenção de visita, concluindo-se portanto, que a notoriedade da cidade Guimarães apresenta lacunas e dificuldades de consolidação, nomeadamente, carece de uma campanha promocional bem dirigida ao público espanhol.
The global changes have been increasingly reflecting themselves in the dynamics of territories giving way to a new significance regarding the competitive advantages and ability to cope with the new challenges brought by globalization requiring from them higher levels of competitiveness. Events like "European Capitals of Culture" have been viewed as strategies adopted by the European cities as a means of promotion and international visibility. They are seen has drivers of local development having the ability to involve the communities in the process of captivating tourists. Bearing in mind the designation of Guimarães as "European Capital of Culture" in 2012 it is relevant to review the role of such an event to the host city. Therefore, this study intends to analyze the role of the "European Capitals of Culture in Guimarães as a captivating factor, namely regarding the Spanish tourist. An empirical study has been made based on the reviewing of the literature and on questionnaires to 150 individuals resident in Galicia. The selection of the target audience is directly connected to the fact of Spain (Galicia) being the major foreign market of Porto and the North of Portugal. In this perspective, some existing theories were compared in order to recognize the decisive specificities and attributes of this type of events in the cities as the designated cities are seen as strong products and economically regenerating. In this context, and as conclusion, despite the indication by several studies that territorial marketing provides attributes regarding how to attract potential tourists when events like "European Capitals of Culture" occur, the study shows that more than half of the inquired individuals, knowing that Guimarães is the 2012 European Capital of Culture, has no intention to visit the city, finding that measures the notoriety of the city of Guimarães over the years showing the lack of an effective promotional campaign specifically directed to the Spanish public.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
URIhttp://hdl.handle.net/1822/19884
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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