Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/19881

TitleO papel do Plano Diretor na constituição das políticas públicas para o turismo : um estudo da cidade de Gramado, Rio Grande do Sul (Brasil)
Author(s)Dalonso, Yoná da Silva
Lourenço, Júlia
Remoaldo, Paula Cristina Almeida
Cyrillo, Marina
KeywordsPolíticas públicas
Planejamento turístico
Plano-diretor
Destino turístico
Issue date2012
PublisherUniversidade de Aveiro
JournalRevista Turismo & Desenvolvimento
Abstract(s)Este estudo propõe identificar o papel desempenhado pelo Plano-Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da cidade brasileira do Gramado (Rio Grande Sul), na construção das políticas públicas para o turismo deste destino. Para análise, utiliza-se o modelo conceitual proposto por Goeldner e Ritchie (2009) e o de Elliot (1997), que possibilita identificar a filosofia e o modelo de gestão turística adotada pelo munícipio. O artigo faz, ainda, uma discussão teórica-conceitual referente às políticas públicas, gestão e planejamento turístico, bem como uma apresentação dos principais aspetos da organização do turismo de Gramado e seu Plano-Diretor. Como resultado, observa-se que o modelo proposto por Goeldner e Ritchie (2009) possibilita a identificação, no Plano Diretor da cidade, da macropolítica turística adotada pelo destino. No entanto, a singularidade do estudo de caso (ou do destino turístico analisado) pode restringir a sua transferabilidade à maioria dos destinos brasileiros selecionados como polos Indutores do desenvolvimento turístico regional.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/19881
ISSN1645-9261
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DS/CICS - Artigos em Revistas Internacionais/Articles in International Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REVISTA TURISMO DESENV 2012.pdf2,08 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID