Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19781

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, António Rui-
dc.contributor.authorPeixoto, Ana-
dc.contributor.authorPacheco, Rute-
dc.contributor.authorSilva, Maria da Conceição de Melo-
dc.date.accessioned2012-07-02T10:28:42Z-
dc.date.available2012-07-02T10:28:42Z-
dc.date.issued2012-06-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.issn1517-9702por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/19781-
dc.description.abstractEste estudo foi realizado com 1162 professores, tendo como objetivo analisar a experiência de stress e a síndrome de “burnout”, antes a após a alteração do Estatuto da Carreira Docente em Portugal. Assim, foram efetuadas duas avaliações em momentos temporais distintos, assumindo-se um plano transversal de recolha de dados (2004/2005, n=689 e 2008/2009, n=473). O protocolo de avaliação incluiu medidas de fontes de stress (Questionário de Stress nos Professores, Gomes, Silva, Mourisco, Mota, & Montenegro, 2006) e de “burnout” (Inventário de “Burnout” de Maslach – Versão para Professores, Maslach, Jackson, & Leiter, 1996; Maslach, Jackson, & Schwab, 1996, Adaptação de Gomes et al., 2006). Os resultados indicaram que a experiência de stress e de “burnout” aumentou entre as duas avaliações, verificando-se em 2008/2009 aumentos em áreas relacionadas com as pressões de tempo/excesso de trabalho e com o trabalho burocrático/administrativo e, inversamente, diminuições em áreas relacionadas com as diferentes capacidades e motivações dos alunos. Quanto à predição da síndrome de “burnout”, não se verificaram alterações substanciais nas variáveis preditoras nos dois momentos. Em síntese, os resultados indicaram aumentos nas exigências profissionais dos professores, mas não se pode afirmar que tal se deva às alterações do Estatuto da Carreira Docente uma vez que não observámos alterações no stress associado à carreira docente.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Educação (FEUSP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectStresspor
dc.subjectBurnoutpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEstatuto da Carreira Docentepor
dc.subjectStatute of the teaching careerpor
dc.subjectTeacherspor
dc.titleStress ocupacional e alteração do Estatuto da Carreira Docente portuguêspor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1517-970220120002&lng=pt&nrm=isopor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage357por
oaire.citationEndPage371por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume38por
dc.identifier.doi10.1590/S1517-97022012005000008por
sdum.journalEducação e Pesquisapor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
5-Artigo-Prof e Carreira-R Gomes, A Peixoto, R Pacheco & M Silva-Educação e Pesquisa.pdfDocumento principal603,19 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID