Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19739

TítuloDesenvolvimento de soluções biodegradáveis para fins publicitários e arquitectura têxtil
Autor(es)Ribeiro, Fernanda Isabel de Jesus Viana do Carmo
Orientador(es)Neves, Jorge
Mesquita, Francisco Manuel Morais
Data13-Fev-2012
Resumo(s)O presente trabalho constitui uma resposta efectiva à necessidade de minimizar o impacto ambiental apresentando uma solução biodegradável a ser utilizada como suporte para publicidade exterior e para arquitectura têxtil. Na base deste trabalho esteve, por um lado a premência em desenvolver materiais isentos de nocividade e por outro, o cumprimento normativo previsto no nº.2, do artigo 4º da Lei nº.97/88, de 17 de Agosto (alterada pela Lei nº.23/2000, de 23 de Agosto) o qual proíbe a utilização de materiais não biodegradáveis para impressão de mensagens de publicidade e de propaganda política. O poliéster revestido a policloreto de vinilo (PVC), pelas propriedades que apresenta, é o principal material usado na impressão de Outdoors e na confecção de estruturas têxteis tensionadas, porém, os produtos resultantes da sua deterioração são altamente tóxicos. A elevada instabilidade aos raios ultravioletas e a degradação térmica a partir dos 130ºC, resultam na libertação de cloro sob a forma de HCl, pelo que são adicionados estabilizantes na sua formulação. Da mesma forma, são acrescentados plastificantes para tornar o PVC flexível. Neste contexto, diversas directivas foram implementadas pela Comissão Europeia no sentido de restringir o uso de determinadas substâncias, procurando reduzir o impacto no ambiente e na saúde pública. Igualmente, as tintas usadas na impressão digital são apontadas pelas consequências negativas que acarretam. As emissões de compostos orgânicos voláteis, o uso de determinados metais pesados como estabilizantes e alguns ftalatos de elevada nocividade enquanto plastificantes, são associados ao suporte de PVC impresso responsabilizando-o por provocar diversas lesões no aparelho reprodutivo, no sistema imunitário e endócrino. Atendendo à urgência em apresentar uma solução capaz de minimizar os danos causados pelos materiais usados, desenvolveu-se um suporte biodegradável enquadrável na legislação. Para analisar o comportamento de biodegradabilidade, tenacidade e impressibilidade, o material criado foi sujeito a ensaios em laboratório e em ambiente natural. Considerando-se satisfatórios os resultados obtidos. Reconhecendo a nocividade inerente à tinta, a área impressa foi alvo de análise. Com um corpus de dezasseis Outdoors Personalizados presentes na cidade do Porto, avançou-se com um estudo centrado na relação fundo/superfície (background/ foreground). Reduzindo ou anulando a cor do vi fundo, apresenta-se outra solução gráfica apoiada na manipulação cromática dos elementos, contudo sem interferir no contraste visual estabelecido. Deste modo, foi possível reduzir em mais de 80% a área impressa. Para verificar se as alterações cromáticas efectuadas comprometeram, ou não, a eficácia publicitária presente no Outdoor original e no Outdoor alterado, foi administrado um questionário a 1232 profissionais e estudantes no último ano de graduação das áreas das Ciências da Comunicação e do Design Gráfico. O cruzamento entre a minimização da área impressa do anúncio e a análise resultante dos dados obtidos no questionário permitiu concluir que uma postura ecológica não prejudica a efectividade da mensagem publicitária. Os valores atribuídos ao Impacto Visual, a Visibilidade, a Legibilidade e a Percepção dos conteúdos estruturais dos Outdoors alterados foram, na larga maioria, superiores aos dos seus originais. A par da idealização do anúncio com uma postura ecológica, efectuou-se uma reflexão sobre Arquitectura Têxtil. Procurando não condicionar a criatividade na projecção da obra arquitectónica, reflectiu-se sobre a possibilidade de uma prática amiga do ambiente - potenciando o menor desperdício de material - e a utilização destas estruturas enquanto meio de comunicação de massas. Aliando três importantes factores: a) minimização do impacto no ambiente e na saúde pública, b) idealização do anúncio e c) inovação, avançou-se com a produção de um protótipo. Assim, recorreu-se à utilização de tecnologias existentes, nomeadamente, pigmentos termocromáticos e cristais líquidos microencapsulados. Optou-se, então, por testar diferentes soluções com a adição de mais do que um pigmento termocromático e, fomentando o carácter inovador, por utilizar cristais líquidos aplicados numa película de poliéster adesiva, uma vez que garantem no mesmo elemento gráfico (considerando o respectivo intervalo de temperatura) uma ampla variação cromática. Visando o impacto inerente à mensagem publicitária, propôs-se a estimulação intencional dos materiais reactivos assegurada pelo controlo de um dispositivo eléctrico gerador de calor, construído para o efeito. Uma vez mais, na prossecução pelo menor impacto ambiental, recorreu-se a componentes que possam ser reutilizados ou reciclados. A interdisciplinaridade entre diferentes áreas do conhecimento e a relação de proximidade estabelecida com o meio empresarial foi essencial no desenvolvimento deste projecto, o qual, em conjunto com a criação do equipamento de estimulação dos pigmentos termocromáticos e dos cristais líquidos microencapsulados, não só desenvolve um suporte biodegradável como também uma solução gráfica ambientalmente responsávelmesmo elemento gráfico (considerando o respectivo intervalo de temperatura) uma ampla variação cromática. Visando o impacto inerente à mensagem publicitária, propôs-se a estimulação intencional dos materiais reactivos assegurada pelo controlo de um dispositivo eléctrico gerador de calor, construído para o efeito. Uma vez mais, na prossecução pelo menor impacto ambiental, recorreu-se a componentes que possam ser reutilizados ou reciclados. A interdisciplinaridade entre diferentes áreas do conhecimento e a relação de proximidade estabelecida com o meio empresarial foi essencial no desenvolvimento deste projecto, o qual, em conjunto com a criação do equipamento de estimulação dos pigmentos termocromáticos e dos cristais líquidos microencapsulados, não só desenvolve um suporte biodegradável como também uma solução gráfica ambientalmente responsávelmesmo elemento gráfico (considerando o respectivo intervalo de temperatura) uma ampla variação cromática. Visando o impacto inerente à mensagem publicitária, propôs-se a estimulação intencional dos materiais reactivos assegurada pelo controlo de um dispositivo eléctrico gerador de calor, construído para o efeito. Uma vez mais, na prossecução pelo menor impacto ambiental, recorreu-se a componentes que possam ser reutilizados ou reciclados. A interdisciplinaridade entre diferentes áreas do conhecimento e a relação de proximidade estabelecida com o meio empresarial foi essencial no desenvolvimento deste projecto, o qual, em conjunto com a criação do equipamento de estimulação dos pigmentos termocromáticos e dos cristais líquidos microencapsulados, não só desenvolve um suporte biodegradável como também uma solução gráfica ambientalmente responsável
This research intends to be an effective response to the importance of minimizing environmental impact by presenting a biodegradable solution to be used in billboard media for Advertising and Textile Architecture. The underlying principles guiding this research were a) the urgent need to develop non harmful materials and b) the Portuguese regulation, in particular, no.2, of article 4 of Law 97/88, 17 August (as amended by Law.23/2000, of August 23rd) which forbids the use of non biodegradable materials for the printing advertising or propaganda. The polyester fabrics coated with Polyvinyl Chloride (PVC), mainly considering its features, is the most used material for printing billboards and for manufacturing tensioned textile structures, despite the damages resulting from its degradation, which are highly toxic. Due to the effect of combining the high instability of PVC resin especially when exposed to ultraviolet light and the thermal degradation from 130Cº, there is the release of HCI. As a result, stabilizers are added to its formulation. Likewise, plasticizers are added to make PVC flexible. In this context, several directives have been implemented by the European Commission to restrict the use of certain substances, trying to reduce the impact of PVC on the environment and on public health. Furthermore, consequences of digital printing ink are often pointed out. Emissions of volatile organic compounds, the use of certain heavy metals as stabilizers are related to this printed PVC as responsible for several damages in the reproductive, immune and endocrine system. In order to provide a solution that can minimize the damage caused by these materials, a biodegradable media was developed, according to the Portuguese Law, mentioned above. To study the biodegradability behaviour, tenacity and printability, the material was tested both in laboratory and in natural environment. Thus the results were satisfactory. To reduce the harm caused by printing ink, the printed area was studied. Based on a corpus of sixteen Customized Billposters placed in Porto, the relationship between the background/foreground was submitted to analyses. By reducing or erasing the background colour, another graphic solution supported by chromatic manipulation of the content, but avoid changing the visual contrast was proposed. To understand if the chromatic changes interfere, or not, with the advertising effectiveness of the Billposters, to 1232 professionals and final-year students in the fields of Communication Sciences and Graphic Design was carried out. The reduction of the printed area of the billposter and the results of the survey concluded that an ecological approach does not affect the effectiveness of the advertising message. In general, Visual Impact, Visibility, Readability and Perception of the structural content of the proposed billboards were superior to its original. Along with an ecological ad approach, the tension textile structures were also analysed. Furthermore, this study also looks into the possibility of an environmentally friendly practice - by decreasing the waste material - and the use of these structures as a mass media, attempt not to interfere with the creativity process of architectural work. Considering three important issues: a) reduction on the environmental impact and on the public health, b) design of the ad and c) innovation, a prototype was made based on existing technologies, which include microencapsulated thermochromic pigments and liquid crystals. Different solutions were tested, particularly, by adding more than one thermochromic pigment and, assuming an innovative attitude, liquid crystals were used as they provide, in the same content (and considering the respective temperature range), a broad chromatic variation. To address the impact of the advertising message, this study proposed the intentional stimulation of the reactive materials controlled by an electric heat generator manufactured for this purpose. Again, in pursuing the lowest environmental impact, the thermoelectric device components can be reused and recycled. The interdisciplinary of different fields of knowledge and the relationship archived with the industry was essential to develop this project, which, together with the stimulator of the microencapsulated thermochromic pigments and liquid crystals, not only develops a biodegradable media, but also presents an advertising message solution to reach an environmental friendly solution for the Customized Billposter.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Engenharia Têxtil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19739
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DET/2C2T - Teses de doutoramento

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