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dc.contributor.advisorTaveira, Maria do Céu-
dc.contributor.authorUssene, Camilo-
dc.date.accessioned2012-06-26T10:35:23Z-
dc.date.available2012-06-26T10:35:23Z-
dc.date.issued2011-11-07-
dc.date.submitted2011-07-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/19707-
dc.descriptionTese de doutoramento em Psicologia (ramo do conhecimento Psicologia Vocacional)por
dc.description.abstractO presente estudo, exploratório, destinou-se a avaliar as características do desenvolvimento vocacional e as necessidades de intervenção vocacional em contexto escolar, na sociedade moçambicana. Pretendeu-se avaliar os processos de exploração e de decisão vocacional, bem como os valores de carreira, de jovens da 12ª classe finalistas do ensino secundário moçambicano, com vista ao desenvolvimento mais sistemático de estudos e serviços de carreira, em ambiente escolar, na sociedade moçambicana. A amostra inclui 314 alunos de ambos sexos, a frequentar a 12 ª classe do ensino secundário da cidade da Matola e da cidade de Maputo de Moçambique, no ano lectivo de 2009. Os alunos preencheram medidas de exploração vocacional, decisão de carreira e dos valores de vida, nomeadamente, o Career exploration Survey, medida que visa avaliar a natureza do processo de exploração vocacional, o Career Decision-Making Difficulties Questionnaire, que tem como objectivo analisar as dificuldades de tomada de decisão de carreira de modo a apoiar o desenvolvimento vocacional e finalmente o Life Values Inventory, um instrumento que serve para avaliar os valores de vida. Este estudo apresenta ainda duas abordagens do desenvolvimento de carreira dos adolescentes relacionados com as condições do contexto moçambicano do sistema educativo e profissional moçambicano e como este é disponibilizado aos jovens, bem como o papel da exploração, da tomada de decisão e dos valores. Os resultados deste contexto moçambicano, indicam que o processo de orientação vocacional é pouco praticado nas escolas. A revisão da literatura permitiu identificar ainda, a importância da exploração, das competências de tomada de decisão e dos valores, na exploração e desenvolvimento da carreira na adolescência. Quanto aos resultados das análises estatística exploratórias e descritiva das respostas, indicam que os alunos moçambicanos desta amostra, em geral, tendem a registar níveis satisfatórios de stress face aos processos de exploração e decisão vocacional mais próximos e atribuem valor instrumental à exploração e importância à sua posição profissional preferida, e apresentam como valores de vida mais importantes a Responsabilidade, a Realização e a Preocupação com os Outros, o que reforça as suas crenças de exploração e pode intensificar os seus envolvimentos em novos comportamentos exploratórios. Outro aspecto que foi possível identificar neste trabalho foram três perfis de exploradores, nomeadamente, os Exploradores com pouca informação em relação à tomada de decisão vocacional, Exploradores com informação e confiança em relação à tomada de decisão vocacional, Exploradores mais preparados e informados em relação à tomada de decisão vocacional, o que indica, para este contexto, alguns caminhos e/ou metodologias que podem ser desenvolvidos para a exploração e decisão de carreira dos alunos no contexto moçambicano. Embora se considere necessária a realização de mais estudos que permitam avaliar a validade convergente e discriminativa da tradução portuguesa das escalas estudadas na população moçambicana, os resultados obtidos suportam a utilização destes instrumentos de análise de exploração vocacional, tomada de decisão de carreira e valores de vida em populações moçambicanas.por
dc.description.abstractThis exploratory study aimed to evaluate the characteristics of vocational development needs of vocational intervention in schools, in Mozambican society. It was intended to evaluate the processes of exploration and vocational decision, as well as the values of career, young people from grade 12 secondary school finalists in Mozambique, to develop more systematic studies and career services in the school environment in the Mozambican society. The sample includes 314 male and female students, attending grade 12 secondary schools of the city of Matola and Maputo in Mozambique, in the academic year 2009. Students completed measures of career exploration, career decision and values of life, including the Career Exploration Survey, a measure that aims to assess the nature of the career exploration process, the Career Decision-Making Difficulties Questionnaire, which aims to analyze the difficulties in career decision making to support the career development and finally the Life Values Inventory, an instrument used to assess the values of life. This study also presents two approaches to career development of adolescents related to the conditions of the country context of the Mozambican education system and training and how it is made available to young people, and the role of exploration, decision making and values. The results of the Mozambican context indicate that the process of vocational guidance in schools is impractical. The literature review also identified the importance of exploration, the decision-making skills and values, career exploration and development in adolescence. As for the results of exploratory and descriptive statistical analysis of the responses indicate that the Mozambican students in this sample, in general, tend to have satisfactory levels of stress compared to operating procedures, and vocational decision closer to the instrumental value and attach importance to their exploration and favorite professional position, and present values of life as most important responsibility, achievement and concern for others, which reinforces their beliefs and exploitation can intensify its involvement in new exploratory behavior. Another aspect that was identified in this study were three profiles of explorers, including the Explorers with a little information about the vocational decision-making, Explorers with information and confidence in relation to vocational decision making, Explorers more prepared and informed about the vocational decision-making, which indicates, in this context, some paths and / or methodologies that can be developed for the exploration and career decision of students in the Mozambican context. Although it is considered necessary to carry out further studies to assess the convergent and discriminant validity of the Portuguese translation of the scales studied in the Mozambican population, the results support the use of these instruments for analysis of career exploration, decision-making career and life values in Mozambican populations.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectExploração de carreirapor
dc.subjectTomada de decisãopor
dc.subjectValores de vidapor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectEnsino Secundáriopor
dc.subjectMoçambiquepor
dc.subjectCareer explorationpor
dc.subjectDecision-makingpor
dc.subjectLife valuespor
dc.subjectAdolescentspor
dc.subjectSecondary Schoolpor
dc.subjectMozambiquepor
dc.titleDesenvolvimento vocacional de jovens estudo com alunos do Ensino Secundário Moçambicanopor
dc.typedoctoralThesispor
dc.subject.udc37.048por
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIPsi - Teses de Doutoramento

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