Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/19677

TitleHistórias com problemas e a sua ligação à promoção da numeracia e da literacia no 1.º ciclo do ensino básico
Author(s)Sardinha, Fátima
Advisor(s)Palhares, Pedro
Azevedo, Fernando José Fraga de
Issue date7-Dec-2011
Abstract(s)As “histórias com problemas” constituem parte de uma estratégia de ensino que visa a formulação e a resolução de problemas e que, através de uma metodologia específica, deverá permitir a integração da matemática com a língua materna e o desenvolvimento significativo de competências de ambas as áreas. Este estudo analisa a implementação desta estratégia de ensino que agrega os conhecimentos da Matemática à Língua Portuguesa, no sentido da promoção de uma educação para a numeracia e para a literacia no 1.º Ciclo do Ensino Básico. São discutidos estudos realizados no âmbito da promoção e da avaliação de competências a nível internacional e nacional e apresentadas definições fulcrais para a compreensão deste método de ensino, nomeadamente ao nível da resolução e formulação de problemas e da construção de histórias, bem como de outros conceitos relativos à integração. Os dados, recolhidos numa observação longitudinal, foram analisados de acordo com um conjunto de questões a que pretendíamos dar resposta. As observações realizaram-se em contexto extra-lectivo e a implementação do método contou com a participação de dois grupos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo dividiu-se em duas intervenções que ocorreram durante dois anos lectivos consecutivos. No primeiro ano lectivo, participou um grupo de cinco alunos em que a média das suas idades era de sete anos, frequentando o 2.º ano de escolaridade. No segundo ano lectivo, participaram quatro elementos do grupo que havia participado no primeiro ano do estudo e um novo grupo constituído também por quatro alunos da mesma escola, mas de outra turma, e que nunca tinham contactado com as histórias com problemas. Sendo a média de idades dos dois grupos, no segundo ano da intervenção, de oito anos de idade, encontrando-se todos a frequentar o 3.º ano de escolaridade. A partir da análise dos resultados obtidos, foi possível estabelecer comparações entre o desempenho dos dois grupos e identificar diferenças em função do contacto que estabeleceram com as histórias com problemas. São apresentadas as conclusões e reflexões sobre a eficácia deste método de ensino no desenvolvimento de competências de numeracia e literacia. São também apresentadas recomendações para futuras investigações. Este estudo permite avançar que os alunos do 2.º ano e do 3.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, são capazes de construir histórias com problemas e que o nível do seu desempenho corresponde de forma congruente ao contacto e à sua exposição a esta metodologia. A implementação deste método de ensino interdisciplinar e integrador, na sala de aula, proporciona o desenvolvimento de competências de numeracia e de literacia, nomeadamente o desenvolvimento do raciocínio matemático e de estratégias de construção de histórias e a utilização de estratégias de resolução e formulação de problemas.
“Problem stories” are part of a teaching strategy aiming to develop problem posing and problem solving and, through a specific methodology, should allow the integration of mathematics with language and a significant development of competencies on both areas. This work intends the analysis of the implementation of this teaching strategy which joins Mathematics with Portuguese Language to promote an education for numeracy and literacy in the elementary school. We present and discuss several studies concerning the promotion and evaluation at an international level, focusing on the levels of numeracy and literacy of the whole population, as well as the need for the development of competencies in the training of future citizens in the contemporary society. We also present and discuss several definitions central to the understanding of this teaching method, particularly of problem posing and problem solving, construction of stories, as well as a discussion of concepts relevant for a better understanding of this teaching approach that relies on the disciplinary integration. Data has been collected in a longitudinal observation and were analyzed according to the questions we intended to answer. Observations occurred in an extratime school context and the implementation of this method counted with the participation of two groups of primary school students. The study was divided in two interventions that occurred in two consecutive school years. In the first year a group of five students participated, in their 2nd year of schooling, with an average age of seven years old. In the second year, four of the five students of the first year participated as well as a new group of four students of the same school, but from another class. These new students started their participation in the study without any previous contact with problem stories. The students were eight years old average in this second year of the study and were on their 3rd year of schooling. From the analysis of the results obtained it was possible to establish comparisons between the performances of the two groups and identify differences according to their contact with problems stories. We draw some conclusions and reflect on the efficacy of such method on the development of numeracy and literacy competences. We also present some recommendations for future research. This study allows us to claim that students of the 2nd and 3rd year of primary school are able to write problem stories and the level of their performance is linked with their exposure to this methodology. Apparently, the implementation of this interdisciplinary and aggregative method, in the classroom, allows the development of numeracy and literacy competences, namely the development of mathematical reasoning and text construction strategies and the use of problem posing and problem solving strategies.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Matemática Elementar)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/19677
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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