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TitleExpectativas e motivações no universo do recrutamento & selecção : um estudo de caso
Author(s)Almeida, Carla Sofia Pacheco
Advisor(s)Veloso, Ana Luísa de Oliveira Marques
KeywordsContrato psicológico
Expectativas
Motivações
Psychological contract
Expectations
Motivations
Issue date2011
Abstract(s)O presente estudo foi desenvolvido em conjunto com a Universidade do Minho e uma organização líder em restauração moderna na península ibérica, sendo que os propósitos estão intrinsecamente associados aos interesses desta última. Os principais objectivos do estudo eram: perceber as motivações dos novos colaboradores assim como as suas expectativas no momento da admissão e após o período de integração (estabelecido pela organização); compreender as diferenças entre as expectativas de entrada e as expectativas pós-admissão, uma vez que a rotatividade nas Unidades de Negócio do Grupo é elevada; aferir qual o impacto do processo de R&S na gestão das expectativas e das motivações nos candidatos e analisar a perspectiva dos pivôs de recursos humanos relativamente aos direitos e deveres da organização para com o colaborador e vice-versa. Os participantes foram os pivôs de recursos humanos das marcas envolvidas no estudo – 3 participantes do sexo feminino e 1 do sexo masculino – e os colaboradores e potenciais colaboradores da organização – 7 participantes do sexo feminino e 7 participantes do sexo masculino com média de idades de 31 anos. A metodologia utilizada foi elaborada especificamente para este estudo e envolveu uma entrevista qualitativa semi-estruturada aplicada aos pivôs de recursos humanos das marcas e um inquérito misto aplicado aos colaboradores e potenciais colaboradores. Os principais resultados obtidos foram: as principais motivações dos colaboradores estão associadas à carreira e ao facto de poderem evoluir para funções hierarquicamente superiores mas também à remuneração e ao reconhecimento do trabalho realizado. No que diz respeito às diferenças entre as expectativas de entrada e as expectativas pós-admissão podemos concluir que a maioria dos participantes refere, numa perspectiva geral, não haver diferenças, no entanto factores como o pacote remunerativo e o reconhecimento do trabalho realizado são os mais classificados como não tenho ido ao encontro daquilo que esperavam. Podemos também aferir que o processo de R&S tem impacto na gestão das expectativas e das motivações dos candidatos uma vez que nenhum dos participantes referiu que a sua expectativa face à candidatura tinha diminuído após a entrevista e apenas dois afirmaram que se tinha mantido igual.
The present study was developed in conjunction with the University of Minho and a leading organization in modern catering in the Iberian Peninsula, and the purposes are closely related to the interests of this organization. The main objectives of the study were: to understand the motivations of new employees as well as their expectations at time of admission and after the integration period (established by the organization); to understand the differences between the expectations to be admitted, and expectations after admission, since the rotation in Business Units of the Group is high; assess the impact of the R&S process in expectations and motivations management on candidates and to analyze the perspective of human resources pivots about the rights and duties of the organization to the employee and conversely. The participants were the human resources pivots of the brands involved in the study – 3 female participants and 1 male – and the employees and potential employees of the organization – 7 female participants and 7 male participants with an average age of 31 years old. The methodology used was developed specifically for this study and involved a semi-structured qualitative interview to the human resources pivots of the brands and a mixed inquiry to the employees and potential employees. The main results obtained were: the foremost motivations of employees are associated to their career and to the fact that they can evolve to hierarchically higher positions but also to their income and acknowledgment of their work. Regarding the differences between the expectations to be admitted and the expectations after admission, we can conclude that the majority of participants reported no difference. We can also assess that the process of R&S has an impact on expectations and motivations management of the candidates, since none of the participants stated that their expectation regarding the job candidacy had decreased after the interview and only two stated that it had stayed the same.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/19668
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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