Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/19639

TitleSupervisão em contexto clínico : o testemunho dos estudantes sobre o(s) modelo(s) vigente(s)
Author(s)Araújo, Odete
Martins, Cristina Araújo
Braga, Maria de Fátima Dias
Macedo, Ana Paula
Oliveira, Cláudia
Rosário, Rafaela
KeywordsSupervisão em enfermagem
Estudantes
Narrativas
Supervision in nursing
Narratives
Students
Issue dateJun-2012
JournalRevista de Formación e Innovación Educativa Universitaria
Abstract(s)Responsável pela regulação dos processos de ensino e de aprendizagem, a supervisão baseada em pilares de visão da educação como espaço de transformação e na reflexividade profissional, determina o sucesso na aprendizagem dos estudantes. A finalidade da presente investigação centrou-se em conhecer as perspetivas e vivências de supervisão em contexto clínico dos estudantes ao longo do curso de licenciatura em enfermagem. Foi solicitado aos estudantes que respondessem a uma questão aberta mencionando os aspetos que, positivamente e/ou negativamente, mais marcaram a sua experiência enquanto avaliado e a sua aprendizagem ao longo do seu percurso académico. Estudo de natureza qualitativa e de carácter exploratório e descritivo, com participação de 43 estudantes do 3º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, realizado no ano letivo 2009/2010. Os resultados foram analisados e tratados obedecendo aos pressupostos de Bardin (2008) com recurso ao software NVivo 8.0. Os resultados parcelares apresentados neste estudo são dicotómicos e evidenciam uma categoria central – Supervisão. O acompanhamento (des)contínuo, a articulação/comunicação (in)existente e os diferentes critérios de avaliação/classificação, o feedback contínuo (des)adequado, os momentos de reflexão (in)suficientes e a orientação transmitida dis(con)cordante emergiram como unidades de registo e representaram para os estudantes fonte de preocupação e incerteza por um prisma e, por outro, de adequação e promoção de aprendizagem.
Responsible for regulating the teaching-learning supervision is based on the cornerstones of view of education as a space for transformation and reflexivity determining professional success in student learning. The purpose of this research focused to find the perspectives and experiences of the students developed in clinical context throughout the nursing course. The 43 students who agreed to participate in the study of inductive research, were asked to answer a question about the experience developed throughout their academic career. The results were analyzed and treated in compliance with the assumptions of Bardin (2008) using the software NVivo 8.0. Moreover, the partial results presented in this study are dichotomous and show a central category - Supervision. Accompaniment (dis) continuous articulation / communication (un) existing and different evaluation criteria / classification, continuous feedback (un) suitable moments of reflection (in) sufficient /enough guidance as well as transmitted discordant orientation, emerged as converging registration units. Hence, they represent a source of concern and uncertainty to students as well as source of learning.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/19639
ISSN1989-0257
Publisher versionhttp://webs.uvigo.es/refiedu/
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:ESE-CIE - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Refiedu-Artigo publicado.pdfSupervisão em contexto clínico o testemunho dos estudantes sobre o(s) modelo(s) vigente(s)215,29 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID