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https://hdl.handle.net/1822/19618
Título: | Vivências académicas, métodos de estudo e rendimento escolar em estudantes da Universidade Pedagógica |
Autor(es): | Donaciano, Bendita |
Orientador(es): | Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Ensino superior Comportamentos de estudo Estratégias de aprendizagem Rendimento escolar Higher education Study behaviours Learning strategies Academic performance |
Data: | 3-Out-2011 |
Resumo(s): | Esta tese versa as vivências académicas, métodos de estudo e rendimento
escolar em alunos universitários. A abordagem do tema foi feita com base na literatura
existente na área das vivências, dos métodos de estudo, da auto-regulação das
estratégias de aprendizagem e do rendimento académico. A pesquisa procurou
desenvolver os seguintes objectivos: (i) analisar o percurso académico dos estudantes
que acedem à UP nos vários cursos; (ii) avaliar os métodos de estudo e as estratégias
de aprendizagem dos alunos de diversos cursos ao longo do seu percurso formativo; e
(iii) verificar o grau de relacionamento entre os métodos de estudo dos estudantes e
seu rendimento escolar, considerando o tipo de curso que frequentam. O estudo
empírico foi feito na UP incluindo uma fase mais qualitativa de construção de uma
escala e um estudo mais quantitativo de validação das dimensões da escala e de
resposta aos objectivos formulados. Nesta fase tomou-se uma amostra de 465
estudantes repartidos pelo 1º e 3º ano e diferenciados pela área de humanidades e de
ciências consoante os cursos frequentados. A versão final da escala de Competências
e Estratégias de Aprendizagem (ECEA-Sup) e um curto questionário sobre as
percepções dos alunos relativamente as práticas de ensino dos seus professores
foram aplicados aos alunos em contexto de sala de aula, em regime de colaboração
voluntária. A ECEA-Sup é formada por quatro dimensões: (i) Comportamentos diários
de organização de estudo; (ii) Atitudes de compreensão da matéria; (iii) Motivação
para a aprendizagem; e (iv) Avaliação do próprio desempenho na aprendizagem. Os
resultados obtidos sugerem uma melhoria nas estratégias de aprendizagem quando
passamos do 1º para o 3º ano, sobretudo na dimensão avaliação. Também os alunos
na área das ciências tendem a apresentar médias mais elevadas nas quatro
dimensões da escala. A relação entre estas dimensões das estratégias e o rendimento
académico dos alunos não é muito expressiva, sugerindo que esta análise deve
considerar cada curso em separado pelas suas especificidades curriculares. Também
não são expressivas diferenças nas dimensões consoante os alunos percepcionam
mais e menos positivamente os métodos de ensino dos seus professores. Algumas
implicações deste estudo, assim como pistas para futuras investigações, são indicadas
ao concluirmos esta tese. This thesis focuses on the academic experiences, study methods and academic performance in college students. The approach of the theme was based on existing literature in the field of experiences, methods of study, self -regulation of learning strategies and academic performance. The research sought to develop the following objectives: (i) review the academic records of students who access to the various courses at UP (ii) evaluate the study methods and learning strategies of the students in various courses throughout their training path; and (iii) determine the degree of relationship between methods of study and student’s academic performance, considering the type of course they attend. The empirical study took place at UP in Maputo, including a more qualitative phase of the construction of a scale and a more quantitative for the validation of the dimensions of the scale and meet the objectives formulated. At this stage the research had a sample of 465 students divided by 1st and 3rd years and differentiated by the areas of humanities and science, depending on the attended courses. The final scale of Skills and Learning Strategies (ECEA-Sup) and a short questionnaire on the perceptions of the students regarding to the teaching practices of their teachers were administered to students in the context of a classroom, on a voluntary collaboration. The ECEA-Sup consists of four dimensions: (i) daily behaviour in study organization, (ii) Attitudes of understanding the lectures, (iii) motivation for learning, and (iv) self-evaluation in the learning performance. The results suggest an improvement in learning strategies when we pass from the 1st to the 3rd year, especially in the assessment scale. Also, the students in the area such as sciences are likely to have higher averages in the four dimensions of the scale. The relationship between these dimensions of strategies and academic performance of students is not very significant, suggesting that this analysis must consider each course separately by their specific curriculum. Nor are significant differences in dimensions depending on the students perceive more positively and less in the teaching methods of their teachers. Some implications of this study, as well as clues for future research are given at the conclusion of this thesis. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências de Educação - Especialidade de Psicologia da Educação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19618 |
Acesso: | Acesso aberto |
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