Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/19586

TitleFatores que influenciam a evacuação de edifícios
Author(s)Freitas, Diana Rafaela
Advisor(s)Arezes, P.
KeywordsPlano de emergência
Evacuação
Simulação
Simulex
Emergency plan
Evacuation
Simulation
Issue date2012
Abstract(s)Num incêndio, a segurança dos ocupantes de um edifício pode, em último recurso, depender da evacuação de emergência. É, por isso, fundamental a existência de um plano de emergência bem definido e bem detalhado. Esta dissertação tem como objetivo a organização da evacuação em caso de emergência numa empresa do ramo do calçado, para o edifício com a configuração atual e para uma outra configuração, com alterações do layout do edifício, com o propósito de analisar alguns fatores que possam influenciar e melhorar o tempo de evacuação. Foi elaborado um plano de evacuação para a planta atual da empresa e outro para uma proposta de modificação da estrutura do edifício e efetuadas várias simulações num software de simulação, designado por Simulex. Nas simulações foram consideradas várias variáveis como a distância ao ponto de encontro, a distribuição de pessoas pelas várias saídas de emergência, a largura das vias de evacuação, horizontais e verticais e também o tempo de pré-evacuação. Após quatro simulações no programa em diferentes situações foi possível concluir-se que o tempo de evacuação de um edifício não depende apenas da distância percorrida, mas de um conjunto de fatores relacionados com o edifício, como por exemplo a largura das vias de evacuação e a existência de escadas, bem como com a distribuição de pessoas pelos caminhos de evacuação. Foram também detetados erros na distribuição de pessoas pelas saídas no planeamento da emergência para planta com a configuração atual mas foi notória uma melhoria significativa quando se acrescenta um novo conjunto de escadas e se reorganiza a emergência. Por fim, concluiu-se que os tempos de evacuação obtidos com o cálculo através de uma expressão teórica são sensivelmente mais elevados que os obtidos na simulação e os grupos de pessoas formados para a organização da evacuação que precisam de mais tempo para abandonar o edifício também não coincidem. Este facto pode ocorrer devido a diferentes velocidades de marcha assumidos na simulação.
In a fire, occupant’s security in a building can depend on an emergency evacuation. Therefore the existence of a well-marked and detailed emergency’s plan is fundamental. This thesis’s goal is to organize an evacuation in an emergency in a company in the footwear industry, to the building with the actual configuration and to another one, with changings in the layout, with the purpose of analyze some factors that may interfere and improve the evacuation time. An evacuation plan was made to the actual design and another to a structure modification proposal and several simulations were made on a simulation software, called Simulex. In the simulation, several variables were considered, such as the distance to the meeting point, the distribution of people through the multiple emergency exits, the evacuation path width, both horizontal and vertical, as well as the pre-evacuation time. After four simulations in different situations, it was possible to conclude that the evacuation time does not depend only on the distance, but also on a set of factors related to the building, as, for example, the evacuation path width and the existence of stairs, as well as the people distribution by the emergency paths. In the emergency planning for the actual layout were found mistakes in the distribution of people through the exits, but a significant improvement was notorious when added a new set of stairs and the emergency is reorganized. It was conclude that the evacuation times obtained using a theoretical expression were higher than those obtained in the simulation and the people groups that need more time to leave the building do not match as well. This may happen due to different walking velocities assumed in simulation.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttp://hdl.handle.net/1822/19586
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissertaçãoDF1.pdf2,53 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID