Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19535

TítuloInfluência da qualidade do sono na saúde, no comportamento e na aprendizagem escolar de alunos de 2º e 3º ciclos do ensino básico
Autor(es)Oliveira, Olinda
Orientador(es)Anastácio, Zélia
Palavras-chaveSono
Meio
Sexo
Ano de escolaridade
Fatores externos
Saúde
Comportamentos
Aprendizagem
Sleep
Environment
Sex
School levels
External factors
Health
Behaviours
Learning
Data2012
Resumo(s)O sono é uma função biológica vital que desempenha um papel fundamental na vida humana e pode ser definido como um estado de inconsciência do qual podemos ser despertados, por exemplo, por estímulos sensoriais (Guyton & Hall, 2002). Não é por acaso que passamos dois terços da nossa vida em vigília e um terço a dormir (Deitos, 2004). Porém, uma quantidade suficiente de sono em horas não é o único critério determinante do bom sono de uma criança (Brunschwig, 2008). O presente trabalho teve como objetivos averiguar a quantidade e a qualidade de sono dos alunos em função do seu meio de residência, sexo e ano de escolaridade; identificar fatores externos que influenciam a redução do tempo de sono; e averiguar a influência da qualidade do sono na saúde física e emocional, bem como nos comportamentos e na aprendizagem dos alunos. A metodologia adotada foi predominantemente quantitativa, tendo-se procedido a um estudo transversal. O instrumento de recolha de dados utilizado foi um questionário, construído e validado especificamente para esta investigação. A amostra incluiu 502 indivíduos, com idades compreendidas entre os 9 e os 17 anos, sendo 249 do sexo feminino e 253 do sexo masculino. Os dados foram tratados estatisticamente, tendo sido alvo de análise descritiva e de análise inferencial. Aplicou-se o teste paramétrico T de Student para fazer comparações entre os sexos e em função do meio (rural e urbano). Foram também aplicados os testes não paramétricos de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney, quando as variáveis independentes originavam mais de dois grupos, e o teste do Qui-quadrado para verificar a relação de dependência entre diversas variáveis. Os resultados indicaram que: os alunos que apresentam hábitos de sono mais saudáveis tendem a ser os de meio rural, os que pertencem ao sexo feminino e os que frequentam anos de escolaridade mais baixos; à medida que os alunos ficam mais velhos, os pais vão diminuindo gradualmente a sua vigilância sobre o tipo e tempo de utilização de meios como a televisão, o telefone/telemóvel, os jogos de consola/computador e a internet; a luminosidade no quarto, a ida ao shopping à noite e o consumo de bebidas com cafeína também se revelaram fatores externos com influência significativa na qualidade e na quantidade do sono; existe uma maior incidência de sintomas negativos, de uma dieta alimentar pouco saudável, de um comportamento nem sempre adequado, do fingir dormir e do que fazem sem o conhecimento dos progenitores, nos alunos com uma má higiene do sono, o mesmo acontecendo com os que admitiram sentir mais dificuldades de memória, de atenção e de concentração, de criatividade, de raciocínio, de participação nas aulas e de aprendizagem, culminando assim num aproveitamento escolar mais fraco.
Sleepiness is a vital function that plays a fundamental role on human life and can be referred to as a state of unconsciousness from which we can be awaken, for example, by sensorial stimulus (Guyton & Hall, 2002). ´That is why we spend two thirds of our entire life awake and the other one third sleeping (Deitos, 2004). However, an appropriate quantity of sleeping time, measured in hours, is not the main criteria in defining the good sleep of a child (Brunschwig, 2008). This research work aimed at evaluating the quantity and quality of the students’ sleep in relation to their living environment, sex and school year; identifying the external factors that influence the decrease of their sleeping time; and evaluate the influence of the sleeping quality on their physical and emotional health, as well as the behaviour and learning of students. The methodology applied was mainly quantitative and the analysis was transversal. The data collection resource was the questionnaire, prepared and validated specifically for this research. The sample refers to 502 individuals, from ages 9 to 17, 249 female and 253 male. The data was statistically analysed, subject to both descriptive and inferential analysis. The parametric test T of Student was applied in order to establish comparisons between sexs and environments (rural and urban). There were also applied the non parametric tests of Kruskal-Wallis and Mann-Whitney, when the independent variables originated two groups, and the Qui-square test to guarantee the relation of dependency between various variables. The results indicated that: the students with healthier sleeping habits are mostly from rural areas, are females and are in basic levels of scholarship; as students become older, there is a decrease on their parents’ vigilance in relation to the kind and the time spent on resources such as the television, the telephone/mobile phone, the game consoles/the compute and the internet; the luminosity in their bedrooms, going to the shopping at night and drinking caffeinated beverages were external factors with great relevance in the quality and quantity of sleep; there is a higher incidence of negative symptoms, of a less healthy diet, of inappropriate behaviours, of faking sleep and concealing what they do from their parents, on students with bad sleeping hygiene, the same occurred with the students that said they felt difficulties in terms of memory, attention and concentration, creativity, reasoning, taking part in class activities, learning, which leads to less satisfactory school results.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Promoção da Saúde e do Meio Ambiente)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19535
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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