Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/19529

TitleO desenvolvimento da interacção oral na aula de LE : projecto de intervenção em duas turmas do 10º ano de Inglês e Espanhol
Author(s)Antunes, Ana Margarida Timóteo
Advisor(s)Moreira, Maria Alfredo
Núñez Sabarís, Xaquín
KeywordsInteracção oral
Competência comunicativa
Pedagogia para a autonomia
Estratégias de comunicação
Oral interaction
Communication skills
Pedagogy for autonomy
Communication strategies
Issue date2011
Abstract(s)A Interacção Oral envolve vários processos, não só ao nível de competências de recepção e produção, mas também no que concerne a transmissão eficaz de mensagens orais. Saber comunicar é um aspecto muito importante na aprendizagem de uma língua estrangeira, saber interagir é, por sua vez, crucial para haver comunicação eficaz. Promover actividades que desenvolvam esta competência é uma forma bastante funcional de ensino-aprendizagem, pois prepara os alunos para utilizar a língua em diversificados contextos sociais. Para além disso, procurei consciencializar os alunos de algumas estratégias de comunicação utilizadas durante a interacção oral, permitindo-lhes desenvolver a competência estratégica, facilitadora dos processos de aprendizagem dos alunos. No seguinte relatório, desenvolvido durante o ano de estágio pedagógico, faz-se um trabalho de investigação teórico-prático sobre o tema, tendo em conta uma intervenção pedagógica incidida em duas turmas, uma de Espanhol nível A1 e outra de Inglês nível B2. Como instrumentos de recolha de dados, recorri a uma grelha de observação de aulas focalizada, a grelhas reguladoras sobre estratégias de comunicação, a questionários de autoavaliação e reflexão sobre o desempenho e a grelhas de avaliação da oralidade. Os principais resultados remetem para a importância do desenvolvimento de actividades de interacção oral significativas para os alunos e para o valor da consciencialização de estratégias de comunicação na aprendizagem de uma língua estrangeira.
Oral Interaction involves various processes regarding not only reception and production skills, but also in what the effective transmission of oral messages is concerned. To know how to communicate is a very important aspect of foreign language learning, and to know how to interact is, then, crucial for effective communication. Promoting activities that develop this skill is a very functional method of teachinglearning, for it prepares students to use language in different social contexts. Furthermore, I tried to make the students aware of the communication strategies used during oral interaction, which allowed them to develop strategic skills. These skills also facilitate the students’ learning processes. In the following report, developed during the pedagogical practice year, one makes a theory-practical investigation work about the subject matter, taking in consideration a pedagogical intervention that involved two groups of students, one of an A1 level Spanish class and the other of a B2 level English class. To collect data, I used a structured observation table, grids about communication strategies, self-assessment and reflection about the performance grids and oral assessment tables. The main results refer to the importance of developing significant oral interaction activities for the students and also to the value of the awareness of communication strategies in foreign language learning.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/19529
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Margarida Timóteo Antunes.pdf3,03 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID