Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19516

TítuloPráticas de formação em organizações portuguesas sem fins lucrativos
Autor(es)Silva, Maria Solange de Souza Melo e
Orientador(es)Carvalho, Ana Cristina de Almeida e
Ferreira, Ana Paula Vieira Gomes
Palavras-chaveFormação
Ciclo da formação
Organizações sem fins lucrativos
Instituições particulares de solidariedade social
Training
Training cycle
Non-profit organizations
Data2012
Resumo(s)Cada vez mais o conhecimento e as competências dos profissionais têm sido identificados como capital valioso e diferenciador de competitividade, o que tem levado as organizações a considerarem a formação como um investimento estratégico para os seus objetivos. Perante um quotidiano de escassez de recursos, a formação nas organizações sem fins lucrativos demanda procedimentos eficazes na gestão das suas práticas. A literatura referencia o ciclo de formação como um modelo sistémico das atividades da formação que, em total cumprimento permite, dentre outras finalidades, avaliar a eficácia das suas intervenções. O presente trabalho identifica as práticas de formação em organizações portuguesas sem fins lucrativos, com o objetivo de verificar o cumprimento do ciclo de formação. Para a sua realização, considerando o seu carácter exploratório, foi adotada a metodologia de natureza quantitativa, apoiando-se na pesquisa bibliográfica pertinente ao tema. O procedimento de recolha de dados foi executado a partir da aplicação de um inquérito por questionário junto aos gestores das Instituições Particulares de Solidariedade Social. Através da análise dos dados foi identificado entre as práticas de formação das IPSS o cumprimento assistemático das etapas do ciclo de formação. Considerando os recursos envolvidos na formação, a gestão do processo é fator crítico de eficácia, e requer procedimentos que fundamentem ou justifiquem os potenciais benefícios que a formação pode trazer para a organização e seus colaboradores. Os dados aqui coletados indicam que as atuais práticas de formações carecem de alguns ajustes. Com base nos resultados da pesquisa, sugere-se às IPSS incluírem nas suas práticas de gestão de recursos humanos, o planeamento da política de formação, com objetivos definidos e alinhados aos objetivos organizacionais, prevendo a execução do plano de formação sob o rigor das etapas do processo cíclico de formação, com o conhecimento e envolvência de todos os colaboradores e parceiros interessados na melhoria do desempenho das organizações.
Increasingly the knowledge and skills of professionals have been identified as valuable capital and competitive differentiator, which has led organizations to consider training as a strategic investment for your goals. Faced with a daily shortage of resources, training in nonprofit organizations demands efficient procedures in the management of their practices. Literature reports the training program as a systemic model of the activities of training that, when in full compliance, allows among other purposes, to evaluate the effectiveness of theirs interventions. This dissertation identifies the training practices of Portuguese non-profit organizations, in order to verify compliance with the training cycle. For its accomplishment, given its exploratory nature, we adopted a quantitative methodology, relying on the literature concerning the matter. The procedure for data collection was performed from the application of a questionnaire survey with the managers of Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Through the analysis of data the training practices of the IPSS were identified as unsystematic relative to the steps of the training cycle. Considering the resources involved in training, process management is critical for effectiveness, and procedures are required to substantiating or justifying the potential benefits that training can bring to the organizations and its employees. The data collected here indicate that the current training practices require some adjustments. Based on the survey results, it is suggested to IPSS that in their human resource management the practices of, planning their training policy, with defined objectives and aligned with organizational goals, providing for the implementation of the training plan under the rigor of the steps of training cycle process, with the knowledge and involvement of all employees and partners interested in improving the performance of organizations.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19516
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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