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https://hdl.handle.net/1822/19511
Título: | A problematização na aula de filosofia |
Autor(es): | Vieira, Sílvia Andreia Fernandes |
Orientador(es): | Manso, Artur |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | O presente trabalho intitulado A problematização na aula de filosofia é o relatório de
estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, realizado na Universidade do
Minho no ano lectivo de 2010/2011 de acordo com o Projecto de Intervenção Pedagógica
desenvolvido numa turma do 11º ano da área de Ciências e Humanidades, na escola
Secundária D. Maria II – Braga.
De acordo com o Projecto de Intervenção Pedagógica, os objectivos que me propus atingir
foram: estimular a problematização no processo de ensino e aprendizagem; dar ênfase ao
sujeito activo; fomentar o desenvolvimento cognitivo e reflexivo do aluno em torno das teorias do
conhecimento e desenvolver no aluno um espírito crítico.
Este relatório é composto por duas partes, sendo a primeira a descrição do contexto em
que desenvolvi o meu Plano Geral de Intervenção e, onde, abordo de forma breve a importância
da problematização na aula de filosofia. Numa segunda parte descrevo o desenvolvimento da
minha intervenção pedagógica, e a avaliação que os alunos fizeram do meu desempenho, das
estratégias e formas de avaliação por mim utilizadas e termino com uma auto-avaliação da
minha prática pedagógica. Este relatório é também composto por uma introdução, uma
conclusão e um apartado de anexos. This work entitled The questioning in Philosophy Class is the report stage of the Master of Philosophy Teaching in the Secondary School, held at the University of Minho in the academic year 2010/2011 in accordance with the Educational Intervention Project developed in the 11th class in the field of Sciences and Humanities in the Secondary School D. Mary II - Braga. According to Educational Intervention Project, the goals that I have proposed to achieve were: motivate the questioning in the teaching and learning processes; emphasizing the active subject; promote the cognitive and reflective development of the student around the theories of knowledge and develop in the student a critical spirit. This report consists of two parts, the first describing the context in which the General Plan of Intervention was developed, making a brief reference of the importance of questioning in the philosophy class. In the second part it is described the development of my pedagogical intervention, the evaluation of my performance by the students, the strategies and forms of assessment used and finishing with a self-assessment of my teaching practice. This report is also composed of an introduction, a conclusion and a supplement. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19511 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Silvia Andreia Fernandes Vieira.pdf | Relatório de Estágio | 2,76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |