Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19426

TítuloInterações sociais desenvolvidas nas aulas de Estatística do 7º ano de escolaridade
Autor(es)Macedo, Sara Eliana Rebelo
Orientador(es)Fernandes, José António
Data2011
Resumo(s)O relatório, aqui apresentado, centra-se nas interações sociais que ocorrem na sala de aula, tendo por propósito último contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem da Estatística no 7º ano de escolaridade. Para tal, a experiência de intervenção foi orientada pelos três objetivos seguintes: 1. Identificar os padrões de interação social ocorridos nas aulas de Estatística do 7º ano de escolaridade, distinguindo os papéis do professor e dos alunos; 2. Reconhecer implicações dos padrões de interação desenvolvidos para a aprendizagem da Estatística, especialmente nas situações em que os alunos revelam dificuldades; e 3. Caracterizar as formas de comunicação desenvolvidas nas aulas de Estatística do 7º ano de escolaridade, extraindo consequências para a aprendizagem dos alunos. Esta intervenção de ensino realizou-se numa turma do 7º ano de escolaridade de uma escola pertencente ao concelho de Barcelos, distrito de Braga, constituída por 19 alunos. No sentido de proporcionar uma melhor aprendizagem em matemática, e consequentemente em Estatística, procurou-se enriquecer a prática pedagógica com a realização de tarefas diversificadas, privilegiando situações da vida real e o contexto turma, a valorização do trabalho de grupo e a aplicação de recursos didáticos inovadores, como é o caso da tecnologia. Nesta intervenção, recorreu-se à observação e análise de aulas gravadas e transcritas e à análise de documentos produzidos pelos alunos, como foi a ficha de avaliação diagnóstica, no sentido de recolher a informação necessária à avaliação dos objetivos estabelecidos. No final da intervenção foi possível notar uma subtil evolução das práticas comunicativas da professora. Inicialmente, os contributos dos alunos eram curtos e de baixo nível cognitivo, mas ao longo das aulas tornaram-se mais reflexivos e críticos devido ao crescente interesse da professora sobre a forma como pensavam. Durante toda a intervenção, a professora procurou dar espaço aos alunos para que estes pudessem discutir estratégias e raciocínios nos grupos de trabalho, verificando-se, contudo, a tendência para ela monopolizar o discurso nas interações com o grupo-turma. Neste processo, a professora recorreu a diferentes tipos de questionamento, de forma a envolver os alunos e promover a sua participação nas aulas.
The present report focuses on the social interactions occurred in the classroom, whose purpose is to contribute to the improvement of teaching and learning Statistics in 7th grade. Such intervention experience was guided by three main purposes: 1. Identifying patterns of social interaction occurring in 7th grade statistics classes, distinguishing the teacher and the students’ roles; 2. Recognizing the implications of the interaction patterns developed for the learning of Statistics, especially in situations where students show difficulties; and 3. Characterizing ways of communication development in 7th grade statistics classes and its consequences for the students' learning. This teaching intervention took place in a 7th grade class at a School in Barcelos, district of Braga, made up with 19 students. In order to offer a better mathematical learning experience, and consequently, in statistics, the teacher tried to enrich the school practice based on different tasks, to benefit real life situations in the class context, to improve the group work and the application of useful didactic ways to evaluate the established purposes. At the end of this intervention it was possible to notice a slight evolution of the teacher's communication practices. Firstly, the students' gave a few contributions, because they had lots of difficulties. Nevertheless, later on they became more thoughtful and critical due to the teacher's interest of the way students were thinking. During all this time, the teacher gave the students some time to enable them to discuss strategies and reasoning in working groups, checking, however, the way that she monopolizes the speech on interactions with all the class. In this process, the teacher relied to different types of questioning in order to involve students and promote their participation in class.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19426
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Eliana Rebelo Macedo.pdf762,7 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID