Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18753

TítuloCidade, município e educação : dinâmicas culturais e educativas no município de Ponte de Lima na perspectiva da cidade educadora
Autor(es)Dantas, Maria Augusta da Silva Franco
Orientador(es)Fernandes, António Manuel de Sousa
Palavras-chaveEducação
Município
Cidadania
Cidade
Projecto
Education
Municipality
Citizenship
City
Project
Data2011
Resumo(s)Na hoje designada Comunidade Educativa, as autarquias podem desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de políticas de fomento de uma participação cívica activa. Através de uma colaboração, em parceria, entre todos os agentes da cidade, o conceito “Comunidade Educativa” deixa de constar apenas na legislação, passando na prática a significar um território comum onde as responsabilidades de formação e aprendizagem são cooperativamente partilhadas entre os vários actores educativos. Este trabalho pretende apresentar os principais projectos/propostas educativos e as actividades promovidas e/ou apoiadas pelo Município de Ponte de Lima, e que julgamos seguirem os primeiros passos no sentido pleno de englobar os princípios de uma cidade/sociedade que se pretende educadora. Embora ainda nos pareça haver um longo caminho a percorrer, acreditamos que os “sinais” demonstrados no percurso das opções educativas e culturais no concelho reflectem uma preocupação no sentido de uma sociedade “englobadora” e participativa, voltada para uma cidadania activa.
As for today's designation of "An Educative Community", the municipalities can perform an important role in developing political measures that incentivize to an active and civil participation. By cooperating, in partnership with all the city associations and institutions, the concept of "Educative Community" will stop being only reported in the legislation and therefore might change its meaning to a common territory, where the responsibilities of learning and formation should be shared in a cooperative way between the various members of the local community. This essay analyses the major projects / proposals and educational activities sponsored and / or supported by the Municipality of Ponte de Lima, which we believe follow the first steps towards full embrace of the principles of an educating city/society . Although it seems there is yet a long way to go, we believe that the "signs" shown in the course of educational and cultural options in the county reflect a concern towards a "including" society and participatory, focused on active citizenship.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sociocultural)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18753
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Augusta da Silva Franco Dantas.pdf2,77 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID