Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/18601

TitleSupervisão do ensino de inglês no 1 ciclo do ensino básico : um estudo de caso
Author(s)Alves, Susana Augusta Guedes
Advisor(s)Moreira, Maria Alfredo
Issue date2011
Abstract(s)O estudo de caso que aqui se apresenta teve como principal finalidade indagar como a supervisão assente numa base colaborativa pode caminhar numa direcção emancipatória, promovendo processos de regulação e reflexão, e desenvolvendo a autonomia dos alunos. No estudo estiveram envolvidas a investigadora, a coordenadora das Actividades extra curriculares (AEC‘s) e seis professoras a leccionar, no ano lectivo de 2009/2010, Inglês nas diversas escolas que integram um Agrupamento de Escolas situado no concelho de Vila do Conde. Os objectivos do estudo foram os seguintes: Conhecer as percepções da supervisora e dos professores sobre funções, práticas e constrangimentos da supervisão do ensino de Inglês no 1º CEB; Caracterizar práticas de (auto-) supervisão da supervisora e dos professores participantes neste estudo; Identificar potencialidades e constrangimentos da (auto-)supervisão neste contexto. As fontes de evidência incluíram entrevistas e a análise de diários colaborativos, tendo como complemento as actas das reuniões mensais realizadas, sendo que todos os procedimentos de análise foram de cariz qualitativo. Os resultados finais deste estudo permitem concluir que a supervisão é promotora da reflexão, do diálogo, da descoberta, do gosto de experimentar, de partilhar, de vivenciar. Esta é uma abordagem que promove processos colaborativos potenciando a renovação e melhoria de práticas, a bem da aprendizagem dos alunos numa reconceptualização das práticas supervisivas, com repercussões no desenvolvimento pessoal e profissional das participantes no estudo.
The case study presented here had the main goal investigate how the purpose of supervision based on a collaborative emancipator can walk in one direction, promoting processes of regulation, and developing students‘ autonomy. In this investigation were involved the researcher, the supervisor and coordinator of the ex and six teachers. They teach in the academic year 2009/2010 English in the various schools that involve a group of school located in Vila do Conde. The objectives of the study were the following: knowing the perceptions of the supervisor and the teachers‘ roles, practices and constraints of the supervision of teaching English in the 1st CEB; characterize practices of (self-) supervision of the supervisor and the teacher participants in this study and identify potentials and constraints of (self-)supervision this context. The evidence sources included interviews and analysis of collaborative diaries, and in addition the register of the meetings held monthly. The procedures of analysis were qualitative. The final of this study showed that supervision is a promoter of reflection, dialogue, discovery, to share, to experience. This is an approach that promotes collaborative processes enhancing the renewal and improvement of practices, and student learning on a reconceptualization of the supervised practice, with repercussions on the personal and professional development in this study.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/18601
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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