Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18482
Título: | Modelo de previsões de proveitos e custos e otimização de lucros numa empresa de telecomunicações |
Autor(es): | Alves, Diana Marcela Oliveira |
Orientador(es): | Espírito Santo, I. A. C. P. Romero, Fernando Carlos Cabrita |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | O presente relatório tem por base a atividade realizada durante seis meses
no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Estatística de Sistemas
da Universidade do Minho, numa empresa de telecomunicações. O estágio
decorreu no período de 3 de janeiro a 30 de junho com 8 horas diárias durante
5 dias por semana.
O estágio foi orientado e supervisionado por um membro da empresa
pertencente à Comissão Executiva e pelos professores Doutora Isabel Espírito
Santo e Doutor Fernando Romero, professores auxiliares do Departamento
de Produção e Sistemas da Universidade do Minho.
Nos dias de hoje, é fundamental que as empresas adquiram métodos eficazes
para controlarem as suas atividades. É importante criarem planos para
se focarem nos pontos mais frágeis de modo a reverterem a situação. Foi
neste contexto que surgiu o tema do estágio.
A empresa carecia de manobras de controlo relativas à venda de produtos
e serviços. A ineficiência de estratégias estavam a prejudicar o funcionamento
da empresa, no sentido da falta de domínio do seu próprio desempenho.
O ramo em questão refere-se às comissões obtidas pelos serviços de comunicações. Durante este período foram reparadas algumas falhas existentes,
bem como melhorias nas estratégias implementadas.
O relatório teve a finalidade de descrever a atividade realizada como
também abordar um tema fulcral para o melhoramento do desempenho da
empresa. São delineadas as estratégias aplicadas no decorrer do estágio, e é
feito um estudo sobre a otimização, com a resolução de um problema real.
Verifica-se de forma evidente que a otimização pode ser aplicada na atividade
da empresa em questão. Neste sentido, este trabalho vem reforçar a ideia de
que a otimização é um caminho acertado na busca de melhores resultados. This report is based on the activity carried out for six months in the training curriculum of the Master in System Statistics, University of Minho, in a telecommunications company. The work took place in the period from January 3 to June 30 with 8 hours per day, 5 days a week. This training work was guided and supervised by a member of the company belonging to the Executive Board and Professors Isabel Espírito Santo and Fernando Romero, assistant professors in the Department of Production and Systems at the University of Minho. Nowadays, it is essential that companies acquire effective methods to control their activities. It is important to create plans to focus on the weakest points in order to reverse the situation. In this context, the theme emerged. The company lacked control maneuvers for the sale of products and services. The inefficiency of strategies were undermining the company's operation in the sense of lack of knowledge of their own performance. The branch in question refers to the commissions earned by communications services. During this period some aws were repaired, as well as improvements in the strategies implemented. The report aimed to describe the activity performed as well as addressing a key theme for the improvement of company performance. The strategies applied during the work are outlined, and is made a study on optimization, with the resolution of a real problem. It appears clearly that optimization can be applied to the activity of the company in question. In this sense, this work reinforces the idea that the optimization is the right path in the search of better results. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Estatística de Sistemas |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/18482 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diana Marcela Oliveira Alves.pdf | 386,95 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |