Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18380
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Alberto Filipe | - |
dc.contributor.author | Araújo, Joaquim Machado de | - |
dc.date.accessioned | 2012-04-04T09:51:11Z | - |
dc.date.available | 2012-04-04T09:51:11Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/18380 | - |
dc.description.abstract | A iniciação, enquanto modelo protótipo, é inerente à condição humana pontuada por uma sequência ininterrupta de “provas”, de “mortes” e de “ressurreições”, fazendo emergir o tema da “morte iniciática” que permite ao neófito aceder a uma vida espiritual superior – aquela em que é possível a participação no sagrado” (Eliade, 1976: 38). Assim sendo, vamos encontrar o tema da iniciação em muitos dos contos de Charles Perrault, de Hans Christian Andersen, dos Irmãos Grimm, de Lewis Carroll, de Carlo Collodi, entre outros. É igualmente recorrente nas lendas, como a do rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda. É na perspectiva de Mircea Eliade que nos colocamos para tratar do tema da iniciação, ilustrando-a n‟As Aventuras de Pinóquio que, como salienta Italo Calvino (2004: 212-214), pode ser objecto de múltiplas interpretações e, obviamente, de interpretações complementares que só enriquecem o sentido instaurador do respectivo conto (Gabriele, 1981: 43-46; Todini, 1981: 53-58; Grassi, 1981: 71-92)1. Neste contexto, começamos por apresentar o sentido eliadiano do ritual iniciático e, depois, procedemos à hermenêutica de uma passagem significativa do conto de Aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi – a passagem do tubarão2 – para melhor percebermos como neste conto o ritual iniciático se concretiza e interpela o imaginário educacional. Por último, desenvolvemos o significado da iniciação no quadro do imaginário educacional, recenseando-o como renovação espiritual, como eufemização e superação da morte e como reencontro do homem consigo mesmo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Iniciação e imaginário educacional n’As aventuras de Pinóquio | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 26 Nov. 2010 | por |
oaire.citationStartPage | 53 | por |
oaire.citationEndPage | 68 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | Colóquio Internacional Educação, Cultura e Imaginário : recontextualização e tradição | por |
sdum.conferencePublication | Colóquio Internacional Educação, Cultura e Imaginário : recontextualização e tradição | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Iniciação e Imaginário educacional nas Aventuras de Pinóquio.pdf | 240,82 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |