Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/18278

TitleO papel dos tutores na aprendizagem baseada em projectos : três anos de experiência na Escola de Engenharia da Universidade do Minho
Author(s)Alves, Anabela Carvalho
Moreira, Francisco
Sousa, Rui M.
Issue date2007
PublisherUniversidad de A Coruña
JournalRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación
Abstract(s)Este artigo relata a experiência de acompanhamento tutorial na Aprendizagem Baseada em Projectos Interdisciplinares (Project Led Education, PLE), em 4 edições semestrais ao longo de 3 anos lectivos consecutivos, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. O acompanhamento tutorial foi realizado essencialmente por docentes, das unidades curriculares de apoio directo ao projecto, a grupos de alunos do 1º ano de Engenharia e Gestão Industrial. A existência da figura de tutor, na Aprendizagem Baseada em Projectos Interdisciplinares adoptada neste curso, fundamentou-se na necessidade de: (1) estabelecer uma maior proximidade com os respectivos grupos de projecto; (2) monitorizar o andamento dos projectos; (3) identificar problemas organizacionais do grupo; (4) veicular informação relevante ao grupo; e, (5) apoiar a equipa de coordenação PLE na avaliação individual dos membros do grupo. Este artigo inclui uma revisão bibliográfica sobre o papel do tutor na Aprendizagem Baseada em Projectos, apresentado-se uma súmula das diversas visões encontradas. Expõem-se igualmente resultados da avaliação desta experiência de três anos de acompanhamento tutorial e ainda uma análise crítica à luz das várias visões encontradas na revisão bibliográfica.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/18278
ISSN1138-1663
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CGIT - Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica
CESP - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo IX CIGPP AA-FM-RS 2007.pdf146,14 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID