Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/18255

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTeixeira, Marcelo Mendonça-
dc.contributor.authorSilva, Bento Duarte da-
dc.date.accessioned2012-03-30T13:43:08Z-
dc.date.available2012-03-30T13:43:08Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.isbn978-972-8746-90-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/18255-
dc.descriptionCitação bibliográfica: Teixeira, Marcelo & SILVA, Bento (2010). Rádio web e podcast: integração, diferenças e interactividade na educação. Actas do IX Colóquio Sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso Brasileiro. Debater o Currículo e seus Campos: Políticas, Fundamentos e Práticas. Porto: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, pp. 4656 – 4664 (ISBN: 978-972-8746-90-2)por
dc.description.abstractA Rádio Web e o podcast são conceitos que estão integrados e trabalham juntos na construção do conhecimento. Agora, mais do que nunca, as instituições estão a utilizar esses recursos em ambiente virtuais de aprendizagem, favorecendo uma inteligência coletiva no domínio educativo, e produzindo uma cibercultura na sociedade da informação. Deste modo, a principal actividade a ser desenvolvida pelos educomunicadores é de aconselhar essas instituições no uso de tecnologias na educação como suporte ao processo de ensino-aprendizagem. Contudo, devido às suas características básicas, é comum para comunidade académica confundir o Podcast com a Rádio Web. Na presente comunicação abordaremos o conceito da Rádio Web e do Podcast, apresentando as principais diferenças teóricas e técnicas entre ambos os conceitos. Além da revisão de literatura sobre os conceitos descritos, essa investigação considera importante analisar as potencialidades do Podcast para a comunidade académica da Universidade do Minho, descrevendo em mais detalhes o estudo de caso da RUM Online. Face às características do estudo, a metodologia de investigação utilizada é de cariz exploratório, cruzando técnicas qualitativas e quantitativas. A investigação envolveu amostras aleatórias (através da aplicação de inquérito por questionário a alunos de diferentes cursos da Universidade do Minho), com o objectivo de identificar suas percepções sobre o Podcast como suporte educativo. Pelo desenvolvimento do trabalho efectuado é possível apresentar algumas conclusões, de entre as quais se revelam que uma parte significativa dos respondentes à pesquisa afirma que utiliza o Podcast não só como uma fonte de entretenimento, mas para o acesso assíncrono a conteúdos informativos, educativos e culturais. Surge, a partir desses dados, a necessidade de investigar a inserção do Podcast no curriculum académico como uma interface educomunicativa.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRádio webpor
dc.subjectPodcastpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectInteractividadepor
dc.titleRádio web e podcast: integração, diferenças e interactividade na educaçãopor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate21 - 23 Jun. 2010por
oaire.citationStartPage4656por
oaire.citationEndPage4664por
oaire.citationConferencePlacePorto, Portugalpor
sdum.conferencePublicationIX Colóquio Sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso Brasileiro. Debater o Currículo e seus Campos: Políticas, Fundamentos e Práticaspor
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rádio web e podcast integração, diferenças e interactividade na educação.pdf484,04 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID