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TitleAvaliação das funções executivas em alunos do 2.º ciclo do ensino básico e e suas implicações no contexto das aulas de estudo acompanhado
Author(s)Ribeiro, Isabel Gonçalves
Santos, Anabela Cruz dos
Correia, Luís de Miranda
KeywordsFunções executivas
Inventários
Estudo acompanhado
Executive functions
Rating scales
Structured curriculum lessons
Issue date2011
Abstract(s)Este estudo resultou do processo de tradução e de adaptação para Português Europeu do instrumento Behavior Rating Inventory of Executive Functions (versão para professores – BRIEF; Gioia, Isquith, Guy, & Kenworthy, 2000 e versão para alunos – BRIEF-SR; Guy, Isquith, & Gioia, 2004), o qual disponibiliza uma medida psicométrica das funções executivas, sendo frequentemente utilizado na avaliação de crianças dado o seu potencial para o despiste de possíveis dificuldades executivas. Deste processo resultaram duas versões do Inventário de Classificação Comportamental de Funções Executivas (Ribeiro & Santos, 2009). O ICCFE-P (versão para professores) apresenta 86 itens organizados segundo oito escalas: 1) Inibição; 2) Alternância; 3) Controlo Emocional; 4) Inicialização; 5) Memória de Trabalho; 6) Planeamento/Organização; 7) Organização de Materiais e 8) Monitorização. O ICCFEA (versão para alunos) inclui 80 itens organizados segundo oito escalas: 1) Inibição; 2) Alternância – escala composta pelas subescalas Alternância Comportamental e Alternância Cognitiva; 3) Controlo Emocional; 4) Monitorização; 5) Memória de Trabalho; 6) Planeamento/Organização; 7) Organização de Materiais e 8) Finalização de Tarefas. Os inventários foram aplicados a uma amostra de 87 alunos (dos 10 – 13 anos de idade) a frequentar o 2.º Ciclo do Ensino Básico, no Concelho da Póvoa de Varzim. Os resultados encontrados demonstram as qualidades psicométricas do instrumento, em ambas as versões (ICCFE-P e ICCFE-A). Adicionalmente, este estudo validou a possibilidade da recolha de dados que permitam a definição de propostas de intervenção individualizadas, no contexto das aulas de Estudo Acompanhado, com vista à implementação de práticas congruentes com os objectivos desta Área Curricular não Disciplinar e eficazes para o sucesso escolar, através da promoção de competências transversais e favoráveis a uma maior autonomia na gestão dos processos implicados na aprendizagem.
This study derived from the process of translation and adaptation into European Portuguese of the Behavior Rating Inventory of Executive Functions (teacher's version – BRIEF; Gioia, Isquith, Guy, & Kenworthy, 2000, and a student’s version – BRIEF – Self-Report; Guy, Isquith, & Gioia, 2004), which provides a psychometric measure of executive functions and is frequently used in the assessment of children with developmental conditions, given its potential for screening executive dysfunctions. Two forms of Inventário de Classificação Comportamental de Funções Executivas (ICCFE; Ribeiro & Santos, 2009) were developed. ICCFE-P (teacher’s form) includes 86 items organized in eight scales: 1) Inhibit; 2) Shift; 3) Emotional Control; 4) Initiate; 5) Working Memory; 6) Plan/Organize; 7) Organization of Materials and 8) Monitor. ICCFE-A (student’s form) includes 80 items organized in eight scales: 1) Inhibit; 2) Shift; 3) Emotional Control; 4) Monitor; 5) Working Memory; 6) Plan/Organize; 7) Organization of Materials and 8) Task Completion. The inventories were applied to 87 students (10 – 13 years old) with and without Specific Learning Disabilities, attending 5th and 6th grades in Northern Portugal. The results show valid psychometric proprieties for both inventory forms (ICCFE-P and ICCFE-A). Additionally, this study validated the applicability of ICCFE-P and ICCFE-A in order to develop individualized and effective support in Estudo Acompanhado (i.e., lessons that aim to provide structured study guides based on skills and strategies to enhance learning outcomes), enabling academic success based on a more autonomous managing capacity of the processes involved in the learning experience.
TypeconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/18111
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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