Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18105

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPires, Helena-
dc.contributor.authorNogueira, Susana Maria Soares-
dc.date.accessioned2012-03-26T15:35:31Z-
dc.date.available2012-03-26T15:35:31Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/18105-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)por
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação revela uma abordagem à Responsabilidade Social Empresarial. A pertinência de práticas socialmente responsáveis está cada vez mais presente na sociedade actual, dotada de consumidores mais informados e exigentes em relação aos produtos e marcas que elegem. Esta nova tendência de consumidores é, ao mesmo tempo, uma geração de cidadãos preocupados com a sociedade. Com a crescente valorização dos recursos intangíveis, a relação afectiva e emocional face aos produtos e marcas escolhidas ganha relevo. Estando conscientes desta realidade, as organizações sentem necessidade de se tornarem socialmente responsáveis para primarem pela diferenciação e fidelizar um maior número de consumidores. A Responsabilidade Social assume, portanto, um papel fundamental nas estratégias de marketing e comunicação das organizações, que ao serem empresas cidadãs apresentam um benefício para a sociedade e, ao mesmo tempo, alcançam uma vantagem competitiva no mercado. No entanto, para que uma política de Responsabilidade Social possa ser um factor determinante nas estratégias de marketing e comunicação, esta deve ser parte integrante de uma estratégia de comunicação integrada, que procure uniformizar as mensagens transmitidas. Permitindo, assim, uma aproximação entre a imagem pretendida pela organização e a sua imagem percebida (pelos públicos). Para orientar esta investigação partimos da seguinte questão: “Actualmente, qual a importância de uma política de responsabilidade social nas estratégias de marketing e comunicação das empresas?” Com efeito, para elucidar esta temática pretende-se efectuar um estudo de caso relativo à empresa Unicer, para que a questão da Responsabilidade Social possa ser observada numa realidade palpável.por
dc.description.abstractThe following research work reveals an approach to the Corporate Social Responsibility. The pertinence of practices socially responsible is increasingly present in today‟s society with more informed and demanding consumers, when they choose the products or brands of their preference. This new consumer trend is at the same time a generation of citizens concerned with society. With the increasingly valuation of intangible assets, the affective and emotional relationship with products and brands gained importance. Being aware of this fact, the organizations feel they need to become more socially responsible, to put differentiation first and to get the largest number of consumers. So, Social Responsibility has definitely an important role in Marketing & Communication strategies on organizations, which for being citizens‟ enterprises, they represent a benefit for the society, and at the same time they reach a competitive advantage in the market. Despite that fact, to be a determining factor in Marketing & Communication strategies, a Social Responsibility policy, it must be part of an integrated communication strategy, which aims the uniformity of the messages transmitted. Therefore, there are proximity between the image intended by the organization and the image perceived by the target. To lead this research, the starting point will be in the following question: “How important is the social responsibility politic in corporative communication & marketing strategies?” In order to elucidate this subject, the purpose is to make a case study for Unicer, to observe the Social Responsibility in a tangible reality.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleA responsabilidade social na estratégia de marketing e comunicação das organizações : o caso Unicerpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc658.0por
dc.subject.udc658.8por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Susana Maria Soares Nogueira.pdf1,24 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID