Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18095

TítuloDesafios da "Era da Imagem" : a inclusão da televisão no serviço radiofónico
Autor(es)Pereira, Ana Sofia Barbosa
Orientador(es)Zagalo, Nelson
Data2011
Resumo(s)Numa época apreendida como a “Era da Imagem”, o lugar privilegiado que a rádio ocupava no quotidiano da sociedade foi preenchido pela televisão. Entre muitos, ficou a convicção de que a rádio seria totalmente substituída por este novo meio, estando confinada ao esquecimento. Contudo, a rádio readaptou-se à realidade emergente e assistiu-se, então, à migração da rádio para plataformas multimédia online, o que veio abrir uma ampla série de possibilidades a produtores e utilizadores. Entre muitas outras novidades, assiste-se a uma “recolocação” da televisão e sua integração na página online das rádios. A rádio foi-se adaptando à realidade e a integração de um serviço televisivo nos websites das rádios não é mais que isso: uma adaptação às necessidades do ‘agora’ e uma tentativa de reforço da sua posição entre os restantes meios de comunicação social, fazendo uso do meio de comunicação privilegiado – a televisão – e do maior sistema de informação global – a internet. O presente estudo analisa esta “redefinição” do conceito de rádio e a sua readaptação às necessidades emergentes, com principal enfoque na integração de serviços de vídeo nos websites das rádios. A Rádio Universitária do Minho constitui-se como objecto deste relatório, embora seja feito um levantamento do panorama português da rádio online.
In a time known as “The Image Era”, the privileged place previously occupied by the radio in society’s day-to-day life has been replaced by television. For many there remained the conviction that radio would be totally replaced by this new media, being confined to oblivion. However, radio readapted itself to the emerging reality and so began the radio’s migration toward multimedia online platforms, which came to offer a broad series of possibilities to producers and users alike. Amongst many other news there was a “relocation” of television and its integration on the radio’s online page. Radio steadily adapted to reality and the integration of a television service on the radio’s websites isn’t anything other than that: an adaptation to the needs of the “now” and an attempt to strengthen its position among the remaining media by using the privileged media – television – and the broadest global information network – the internet. This study analyses this ‘redefinition’ of radio’s concept and its readaptation to the emerging needs being its main focus the integration of video services in their websites. Although Rádio Universitária do Minho is the object of study of this report, a superficial analysis of portuguese’s panorama has been done.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18095
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Sofia Barbosa Pereira.pdf19,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID