Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18095
Título: | Desafios da "Era da Imagem" : a inclusão da televisão no serviço radiofónico |
Autor(es): | Pereira, Ana Sofia Barbosa |
Orientador(es): | Zagalo, Nelson |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Numa época apreendida como a “Era da Imagem”, o lugar privilegiado que a rádio ocupava
no quotidiano da sociedade foi preenchido pela televisão. Entre muitos, ficou a convicção de que a
rádio seria totalmente substituída por este novo meio, estando confinada ao esquecimento.
Contudo, a rádio readaptou-se à realidade emergente e assistiu-se, então, à migração da rádio
para plataformas multimédia online, o que veio abrir uma ampla série de possibilidades a produtores
e utilizadores. Entre muitas outras novidades, assiste-se a uma “recolocação” da televisão e sua
integração na página online das rádios.
A rádio foi-se adaptando à realidade e a integração de um serviço televisivo nos websites das
rádios não é mais que isso: uma adaptação às necessidades do ‘agora’ e uma tentativa de reforço
da sua posição entre os restantes meios de comunicação social, fazendo uso do meio de
comunicação privilegiado – a televisão – e do maior sistema de informação global – a internet.
O presente estudo analisa esta “redefinição” do conceito de rádio e a sua readaptação às
necessidades emergentes, com principal enfoque na integração de serviços de vídeo nos websites
das rádios. A Rádio Universitária do Minho constitui-se como objecto deste relatório, embora seja
feito um levantamento do panorama português da rádio online. In a time known as “The Image Era”, the privileged place previously occupied by the radio in society’s day-to-day life has been replaced by television. For many there remained the conviction that radio would be totally replaced by this new media, being confined to oblivion. However, radio readapted itself to the emerging reality and so began the radio’s migration toward multimedia online platforms, which came to offer a broad series of possibilities to producers and users alike. Amongst many other news there was a “relocation” of television and its integration on the radio’s online page. Radio steadily adapted to reality and the integration of a television service on the radio’s websites isn’t anything other than that: an adaptation to the needs of the “now” and an attempt to strengthen its position among the remaining media by using the privileged media – television – and the broadest global information network – the internet. This study analyses this ‘redefinition’ of radio’s concept and its readaptation to the emerging needs being its main focus the integration of video services in their websites. Although Rádio Universitária do Minho is the object of study of this report, a superficial analysis of portuguese’s panorama has been done. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/18095 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Sofia Barbosa Pereira.pdf | 19,2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |