Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17988

TítuloA despartidarização das mensagens e o apelo à cidadania em campanha eleitoral : o caso de Barcelos nas autárquicas 2009
Autor(es)Pires, Sónia Manuela Martins de Sá
Orientador(es)Ruão, Teresa
Data2011
Resumo(s)Este trabalho de dissertação analisou os conteúdos de comunicação política de uma campanha eleitoral (Partido Socialista) em período de pré-campanha e campanha eleitoral, nas eleições autárquicas de 2009 no concelho de Barcelos. O objectivo foi perceber se a comunicação baseada nos conceitos da cidadania e da participação cívica, protagonizada por um candidato independente, levou ao aumento de votos da candidatura do Partido Socialista, liderada, pela primeira vez em todo o período eleitoral do pós-Estado Novo, por um candidato desligado de militância partidária, oriundo da sociedade civil. Esta candidatura venceu as eleições em análise e percebeu-se, através da análise empírica dos slogans, dos panfletos, dos discursos dos períodos de pré-campanha e campanha eleitoral e dos resultados eleitorais, que os conceitos centrais – cidadania, participação cívica e candidatura independente – foram globalmente bem aceites pelos eleitores que habitualmente já votavam no Partido Socialista, por um lado, por parte dos eleitores dissidentes do Partido Social Democrata e pela grande maioria dos novos eleitores inscritos em 2009 que não tinham votado nas eleições anteriores, em 2005, por outro. O Partido Socialista angariou mais 912 votos que o Partido Social Democrata e venceu as eleições para a Câmara Municipal de Barcelos em 2009, pela primeira vez desde as eleições de 1976, as primeiras em período democrático. Assim, e apesar da insegurança que um candidato sem experiência política pode despertar nos eleitores (uma das maiores debilidades da candidatura), este resultado tornou-se mais uma das poucas excepções à regra da reeleição do candidato que está no poder e se recandidata.
This dissertation analyzed the content of political communication an election campaign (Socialist Party), in pre-election campaign and election campaign, on municipal elections of 2009 in the municipality of Barcelos. The aim was to examine whether communication based in the concepts of citizenship and civic participation, starring an independent candidate, led to the increase of votes for the Socialist Party, led for the first time in any post-election period of the Estado #ovo, by a candidate off party militancy, arising from civil society. This candidature won the election in question, and they realized, through empirical analysis of slogans, pamphlets, the speeches of the periods of pre-campaign and campaign and election results, that the central concepts - citizenship, civic participation and independent candidate – were generally well received by voters who have usually voted in the Socialist Party, on the one hand, by the dissident voters of the Social Democratic Party and the vast majority of new registered voters in 2009 who had not voted in previous elections, in 2005, on the other hand. The Socialist Party garnered 912 more votes than the Social Democratic Party and won the elections for the Municipality of Barcelos in 2009, for the first time since the 1976 elections, the first ones during the democratic period. Despite the insecurity that a candidate with no political experience can arouse on the voters (one of the biggest weaknesses of the candidature), this result became one of the few exceptions to the rule's re-election candidate who is in power and reapply.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Relações Públicas e Publicidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17988
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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