Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17934

TítuloSoftware educativo como facilitador da aprendizagem : estudo tomando a função exponencial e a derivada
Autor(es)Machado, José
Silva, Bento Duarte
Almeida, Leandro S.
Data2007
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
Resumo(s)A digitalização da informação permite com relativa facilidade a sua apresentação recorrendo ao texto, ao som, à imagem e à combinação de todos estes elementos. Decorrente dela o aspecto visual e gráfico, tal corno noutras áreas, pode e deve ser explorado no processo de ensino-aprendizagem. Visou-se neste estudo aferir qual o impacto que o software educativo escolhido teve no processo de ensino-aprendizagem do conceito de função exponencial e derivada. Estes conceitos foram leccionados, recorrendo às potencialidades gráficas do computador, a alunos do décimo segundo ano, que frequentaram as aulas da disciplina de Matemática. Esse impacto seria traduzido numa melhor compreensão dos conceitos matemáticos e da relação entre a escrita algébrica e a gráfica, pelos alunos envolvidos na experiência educativa. Na investigação sobre a diferenciação de rendimento dos alunos, tivemos ainda em consideração a variável sexo, dada a possível relevância desta variável. Por outro lado pretendemos aferir quais as frequências e modos de utilização que os alunos faziam dos computadores e se o facto de terem contactado com urna metodologia de ensino que envolvia o recurso a computadores teria repercussões nesses valores e usos. O estudo permitiu constatar que os alunos envolvidos na experiência educativa, tiveram um aproveitamento diferenciado do dos seus colegas, a quem os mesmos conceitos foram leccionados de forma convencional, sem recurso a computadores.
Digital information enables its presentation in a relatively simple way by means of a text, a sound, an image and the combination of all these elements. Due to its visual and graphic aspect, it can and should be explored in the teaching-learning process, just as in other areas. It was sought in this study to check which impact the chosen educational software had in the process of teaching-learning applied to the concept of exponential function and derived function. These concepts were taught, to students attending the subject of Mathematics, 12th form, and were supported by the graphic potentialities of computers. For the students involved in the educational experience that impact would be translated in a better understanding of the mathematical concepts and of the relationship between the algebraic writing and the graphic visualisation. The investigation about the differentiation of the students' success had also into consideration the variable gender, because of the possible relevance of this variable. On the other hand we intended to check how often and what for do students use the computers and if by having experienced this teaching methodology supported by the use of computers, there were sorne repercussions in those values and uses. This study allowed us to verify, that the students involved in the educational experience had a differentiated success of other students to whom, the same concepts were taught in a conventional way, without computers.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoCitação bibliográfica: Machado, José, SILVA, Bento & Almeida, Leandro (2007). Software educativo como facilitador da aprendizagem: estudo tomando a função exponencial e a derivada. In Paulo Dias, Cândido Varela de Freitas et. al. (orgs.). Actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2007. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, Braga, p.326-336. (ISBN 978-972-8746-52-0)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17934
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Software educativo como facilitador da aprendizagem estudo tomando a função exponencial e a derivada.pdf5,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID